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Tudo Sobre o Damasco

2017-03-25 19:52:56
Categorias: Receitas

Originário da China, o damasco é da família dos pêssegos e se destaca pela quantidade de fibras em sua composição: são dois gramas em apenas três unidades da fruta.

Por não se adaptar ao solo brasileiro, por aqui o damasco raramente é encontrado in natura, mas a versão seca é abundante.

A vantagem é que o fruto desidratado é mais nutritivo que o natural. Isso ocorre porque, quando dissecado, a quantidade de água do damasco reduz de 67% para 23%, concentrando os minerais e vitaminas.

Damasco

Com uma versatilidade gastronômica incrível, ele pode ser usado no preparo de coquetéis, doces, tortas – principalmente as servidas durante o Natal –, geleias e em refeições salgadas, como saladas e pratos com carnes de aves e suínos.

damasco

Essa gama de possibilidades se deve ao fato de, apesar de ser uma fruta suculenta, seu sabor é neutro e harmoniza bem com diversos acompanhamentos.

Saúde

Rico em vitamina A, o damasco contribui para proteger a visão, fortificar a pele e o sistema imunológico e evitar o envelhecimento precoce.

Apenas três unidades da fruta são suficientes para fornecer 30% da quantidade diária recomendada da vitamina. Cosméticos à base de damasco são indicados para tratar a pele.

A fruta é fonte de potássio, ajudando na função muscular, regulação dos batimentos cardíacos, digestão saudável e fortificação dos ossos.

Tanto na opção seca quanto in natura, o damasco possui alto índice de fibras, o que auxilia na absorção de outros nutrientes, e ainda é fonte de ferro, prevenindo contra a anemia.

Damasco seco

Muitos consumidores ficam em dúvida entre a versão fresca ou seca. Apesar de perder muita água no processo de secagem, a fruta desidratada pode ser encontrada em qualquer lugar, todos os dias do ano e seu prazo de validade é ainda maior.

Além disso, esta opção traz mais benefícios, citados anteriormente, além de ser uma reposição rápida de energia para atletas. As frutas secas são ricas fontes de fibra, ferro e antioxidantes.

Mas mesmo com muitos pontos a favor, o damasco seco possui maior concentração de açúcar. Então se você busca perder peso, não deixe de incluir o damasco em sua dieta, mas faça isso com moderação.

Fontes:
http://www.bonde.com.br/saude/nutricao/damasco-seco-tem-valor-nutricional-maior-que-o-fresco-conheca-beneficios-da-fruta-314639.html
http://www.mundoboaforma.com.br/9-beneficios-do-damasco-para-que-serve-e-propriedades/
http://www.saudedica.com.br/os-8-beneficios-do-damasco-para-saude/
http://www.otempo.com.br/pampulha/estilo/a-versatilidade-do-damasco-1.10300

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