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5 mudanças no seu cotidiano para deixar sua vida mais saudável

2018-02-13 14:21:47
Categorias: Dicas

Uma das grandes preocupações atuais é em manter a saúde em dia. Não é à toa que você vai se deparar com vários sites e perfis em redes sociais cheios de receitas fit/low carb e dicas de exercícios físicos. No entanto, para que a sua vida seja mais saudável, é preciso mais do que a prática de atividades e o consumo de pratos com baixo teor calórico.

É necessário mudar alguns hábitos cotidianos, e isso nem sempre é fácil. Mas se você está realmente disposto a melhorar sua qualidade de vida, listamos 5 mudanças que você precisa adotar o quanto antes. Confira!

1. Durma bem

Uma noite mal dormida afeta muito mais do que o seu desempenho no trabalho. É durante o sono que o organismo realiza uma série de funções importantes, como:

  • fortalecimento do sistema imunológico;
  • liberação e secreção de hormônios, como o do crescimento e a insulina;
  • consolidação da memória;
  • relaxamento da musculatura;
  • controle da pressão.

Isso para citar apenas algumas. Tenha em mente que o importante não é dormir muito, mas com qualidade. Um bom termômetro para definir como você está dormindo é analisar o estado em que acorda. Está disposto e cheio de energia? Então seu sono está ótimo. Levantou cansado? Considere dormir mais e melhor.

Para melhorar a qualidade do seu sono, aposte em um colchão e travesseiros confortáveis, pratique exercícios físicos regularmente, coma algo leve antes de se deitar e durma em local escuro, fresco e silencioso.

2. Evite substâncias nocivas

Aqui listamos o cigarro e bebidas alcoólicas, pois podem trazer uma série de prejuízos à saúde. Portanto evitá-las é um grande passo rumo à longevidade e à qualidade de vida. Quando for beber, faça isso moderadamente e em ocasiões sociais. O grande risco é tornar isso um hábito diário, além de prejudicar a qualidade do sono, cuja importância falamos acima.

Evite também o estresse, pois além de causar problemas de pressão e psicológicos, ele pode levar você a fumar ou beber, por exemplo. Logo, quando você estiver agitado, respire fundo três vezes e conte até dez. Pode parecer simples, mas isso ajuda — e bastante — a manter os nervos sob controle.

3. Cuide da sua alimentação

Não podemos deixar esse item de fora, pois uma boa rotina alimentar é primordial para uma vida mais saudável. O recomendável é comer algo a cada 3 horas, dividindo o dia em 3 refeições principais (desjejum, almoço e janta) e 2 lanches (um pela manhã e outro pela tarde).

Opte por carnes magras e varie na salada ao meio-dia e no jantar. Para os lanches, dê preferência a alimentos integrais — gorduras boas como castanhas e amêndoas — e frutas, ficando longe de frituras e refrigerantes, por exemplo.

Claro que o ideal é que você consulte um nutricionista, pois este profissional é a pessoa indicada para identificar as necessidades nutricionais do seu organismo e traçar um plano alimentar. Mas apostar em produtos naturais já será um grande passo para melhorar a alimentação.

4. Pratique atividades físicas

Outro fator primordial para uma vida mais saudável, a prática de exercícios deve ser recorrente e regular. Para que se torne um hábito, escolha uma modalidade que lhe dê prazer. Pode ser dança, artes marciais, musculação, atividades ao ar livre etc. O importante é que você goste.

As atividades físicas fortalecem a musculatura, os ossos e as articulações, aumenta a flexibilidade, reduz a pressão arterial, libera endorfina e ajuda a emagrecer. São motivos suficientes para levantar do sofá o quanto antes, não acha?

E a falta de tempo não é desculpa! Você pode trocar o elevador pelas escadas, por exemplo. Ou escolher um aplicativo destinado às atividades. O importante é se mexer.

5. Tenha momentos de lazer

Tão importante quanto todos os outros fatores citados acima é o lazer. Reservar um tempo para fazer o que se gosta — seja ler um livro, ir ao cinema ou tomar um café com um amigo — ameniza os problemas do dia a dia e ajuda a mente a relaxar.

Quando você se diverte, combate o estresse (físico e mental) e ajuda a manter o equilíbrio mental, colaborando para a manutenção da saúde como um todo. Portanto dedique alguns minutos do seu dia para fazer aquilo que lhe deixa feliz.

Mudar de hábitos requer dedicação, pois não é fácil deixar de lado práticas com as quais estamos acostumados. Mas se você quer levar uma vida mais saudável, é fundamental analisar sua rotina e considerar algumas alterações. Comece com as dicas acima. Elas não são difíceis de aplicar e vão impulsionar você nessa busca por mais qualidade de vida.

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