Coco ralado e sua versatilidade

2017-04-28 16:00:54
Categorias: Produtos

Não é à toa que o coco está entre os três melhores alimentos do mundo. Rico em nutrientes de grande importância, como proteínas, vitaminas, gorduras saturadas e minerais, a fruta é um alimento completo. E o melhor de tudo é que sua versão ralada, além de ser mais prática para o dia a dia, contém os mesmos benefícios da fruta fresca. 

Mitos e verdades

Algumas pessoas ficam com o pé atrás porque o coco tem muita gordura. O que pouca gente sabe é que a gordura saturada da fruta também é fundamental para uma dieta saudável: é por meio da presença dos ácidos graxos que os nutrientes deste alimento vão diretamente para o fígado e lá são transformados em fonte de energia rápida ou em corpos cetônicos – compostos que ajudam no tratamento de alguns distúrbios cerebrais, como epilepsia ou Alzheimer. Estes ácidos também atuam no emagrecimento, pois reduzem o apetite, aumentando a sensação de saciedade e facilitando a queima de gordura.

Por melhorar a secreção de insulina e a utilização da glicose, a fruta auxilia no controle da diabetes e beneficia o sistema digestivo como um todo. Os nutrientes do coco ainda melhoram a imunidade, pois possui ação antibacteriana, antiviral, antifúngica e antiparasitária. Com alto teor de monolaurina e ácido láurico, ele ajuda a matar bactérias, vírus e fungos, mantendo infecções afastadas. 

Comer este alimento também ajuda a manter os ossos e os dentes saudáveis, pois ele melhora a capacidade do corpo de absorver cálcio e manganês. Estes nutrientes, além de atuar no desenvolvimento ósseo, reduzem os riscos de osteoporose, fazendo do coco uma alternativa interessante para os intolerantes à lactose. Para quem sofre com pressão alta, a fruta também tem uma combinação perfeita: possui baixo índice de sódio e grande quantidade de potássio, ajudando a reduzir a pressão arterial. 

Na gastronomia

Ingrediente base para muitos doces deliciosos – como quindim, cocada, bolo gelado e torta mineira – o coco ralado também pode ser aproveitado no dia a dia para lanches mais saudáveis e menos calóricos. Você pode combiná-lo, por exemplo, com uma tigela de ameixa seca, adicioná-lo em smoothie ou usar, junto com morangos, como recheio de uma tapioca. 

Para inspirar você a incluir esta delícia na sua alimentação, confira abaixo uma receita rápida de smoothie piña colada!

Ingredientes:

  • 3 fatias de abacaxi;
  • 4 colheres de sopa de leite de coco;
  • 2 colheres de sopa de coco ralado;
  • 1 xícara de chá de iogurte natural desnatado;
  • 6 pedras de gelo;
  • Adoçante ou açúcar demerara a gosto.

Modo de preparo:

  • Bata o abacaxi, o leite de coco, o iogurte, o açúcar, o gelo e metade do coco ralado no mixer ou no liquidificador. Sirva em copos de sorvete e acrescente o restante do coco ralado por cima. Esta refeição pode ser usada como café da manhã, lanche da tarde ou pré-treino.

Fontes:

http://blogdamimis.com.br/2014/09/16/smoothie-pina-colada/?utm_source=facebook&utm_medium=link-texto-foto&utm_content=smoothie-pina-colada/&utm_campaign=visita 

http://blogdamimis.com.br/2014/09/15/coco-delicia-beneficios-e-uso-na-dieta-saudavel/ 

https://melhorcomsaude.com/beneficios-coco-voce-ainda-nao-conhece/ 

http://g1.globo.com/bemestar/videos/t/edicoes/v/coco-ralado-nao-perde-qualidade-nutricional-e-e-rico-em-fibras/4717232/ 

http://www.saudedica.com.br/os-18-beneficios-do-coco-para-saude/

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