SAC 0800 041 3600 Televendas (41) 3579-8080

Alcaparra: usos, benefícios e curiosidades

25-03-2017 21:33:22
Categorias: Produtos

Alcaparra: usos, benefícios e curiosidades

Muito utilizada para temperar peixes e carnes de sabor suave, a alcaparra é o botão de uma flor arbustiva originária da região Mediterrânea, onde é amplamente consumida. Rica em nutrientes e propriedades, sabe-se desde a Grécia antiga – quando era utilizada como calmante – que a alcaparra traz inúmeros benefícios à saúde.

Características nutricionais

Por ser um broto floral, a alcaparra possui baixo teor calórico: são apenas 23 calorias a cada 100 gramas. No entanto, a especiaria é repleta de flavonoides rutina e quercetina, compostos que funcionam como poderosos antioxidantes. A quercetina ainda possui propriedades antibacterianas, anticancerígenas, anti-inflamatórias e analgésicas. A rutina presente no ingrediente também inibe a formação de plaquetas nos vasos sanguíneos, ajudando a boa circulação do sangue em vasos muito pequenos.

Como muitos alimentos de origem vegetal, as alcaparras são fonte de fibra, prevenindo contra a constipação, aumentando a sensação de saciedade e reduzindo os riscos de doenças cardiovasculares. Os botões também são ricos em vitamina K, que é solúvel em gordura essencial. Este nutriente promove o desenvolvimento ósseo e atua na coagulação do sangue, evitando sangramentos excessivos. Esta vitamina ainda desempenha papel fundamental no desenvolvimento de cartilagens e do sistema nervoso. Além da vitamina K, a especiaria também possui as vitaminas A, B, B1, B2, B3 e vitamina C.

O ferro presente na alcaparra ajuda no transporte do oxigênio, melhorando a nutrição dos tecidos corporais. Aumentando os níveis de ferro no sangue ajuda o corpo a produzir a energia necessária para as tarefas do dia a dia, além de atuar no desenvolvimento celular.

Outros benefícios

A lista de propriedades é grande, por isso fica difícil detalhar todas. Mas além dos que estão em destaque acima, merecem ser citados outros benefícios, tais como:

  • Excelentes níveis de ácido cáprico, glicoparósido e óleo essencial, que atuam como adstringente, afrodisíaco, antiespasmódico, aperiente, calmante, diurético, tônico e vermífugo. A alcaparra é indicada para casos de nevralgias – sobretudo a ciática –, além de aumentar a diurese, melhorar o funcionamento do fígado, e combater a flatulência.
  • O tempero conta com sódio, cálcio, magnésio e outros nutrientes. Sua grande quantidade de flavonoides antioxidantes faz com que atue na proteção de algumas células, melhorando o colesterol e o combatendo o envelhecimento precoce.

Como usar

  • Para o preparo de tortas salgadas, com recheios como atum e salmão, e para o preparo de molho de tomate.
  • Em vinagretes, como tempero de saladas, ingrediente de pizzas ou de antepasto.
  • Seu sabor marcante combina com verduras, carnes suaves, vitela e peixes (especialmente com molho de anchovas).
  • No preparo de carpaccio e em molho tártaro servido com salmão defumado.

Fontes:

http://www.remedio-caseiro.com/os-beneficios-e-as-propriedades-da-alcaparra/

http://vivomaissaudavel.com.br/alimentacao/e-bom-pra-que/alcaparra-faz-bem-para-a-saude-conheca-os-beneficios/

http://www.saudedicas.com.br/dietas-e-alimentos/beneficios-das-alcaparras-para-a-saude-0953875

http://cozinhatecnica.com/2014/10/temperos-alcaparras/

Produtos Relacionados

Posts Relacionados

Compartilhar