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Volta às aulas é período de elaborar uma lancheira saudável

2019-02-07 11:13:36
Categorias: Dicas

É difícil conhecer algum pai que, em meio a uma rotina atarefada, nunca descuidou da lancheira dos filhos. Seja por desconhecimento ou um cotidiano acelerado, às vezes os pequenos acabam excedendo em uma alimentação com açúcar demais, como bolachas, sucos industrializados, salgados e, não raro, frituras. Durante o período de volta às aulas – que já começa em fevereiro – essa bagunça pode até se intensificar pela correria em adquirir materiais escolares e adaptação a essa nova rotina.
Preparar uma lancheira saudável, com refeição balanceada que garante energia para os momentos mais ativos do dia, não é tão demorado. Há alimentos que são recomendados para consumo diário e são naturais, como é o caso das frutas secas: damasco, castanha-do-pará, amêndoa e uva passa são excelentes para um consumo diário regrado. Estimular o consumo de alimentos que ofereçam benefícios à saúde, mesmo longe de casa, faz com que a criança crie o hábito de ter uma nutrição balanceada e diversificada.
Esses produtos, inclusive, estão disponíveis na La Violetera, que através de um criterioso processo de curadoria seleciona os melhores fornecedores do mundo para venda no Brasil. A felicidade das crianças, inclusive, está atrelada à alimentação: um estudo, realizado em 2018 na Universidade de Gotemburgo, na Suécia, analisou dados de 7 mil crianças europeias, entre 2 e 9 anos de idade, para descobrir uma conexão entre alimentação e bem-estar psicológico.
Acostumados ao fast food, os pequenos passaram por uma transformação no cotidiano de alimentação. Após dois anos, as mesmas crianças foram entrevistadas e os pesquisadores descobriram que as crianças que mantiveram uma alimentação saudável no período demonstraram ter um índice de felicidade maior que as que não se adaptaram.
Dados assim apenas reforçam a importância de uma boa alimentação nessa fase. Frutas secas e naturais são ricas em fibras, vitaminas e minerais, portanto devem ser a base do lanche diário; já o carboidrato pode ser oriundo de pães integrais e barrinhas; enquanto a proteína diária, que auxilia na concentração e desempenho escolar, pode vir do queijo, iogurte ou leite. No caso das frutas secas, uma ingestão diária de até 35g de um mix de amêndoascastanha-do-pará e uva passa, entre outros, é suficiente para a saciedade no período da manhã ou tarde.

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