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Uma maravilha chamada Funghi

2017-03-25 21:40:40
Categorias: Produtos

Tenros, carnudos, perfeito para molhos, salteados no azeite ou simplesmente grelhados, os fungos – ou cogumelos – são largamente consumidos por culturas em todo o planeta: da China aos indígenas da Amazônia. Na Europa, berço das melhores variedades, sua popularização se deve aos romanos, tanto que um deles, o preferido do imperador, leva o nome de Cogumelo-de-césar (Amanita Cesarea).

O clássico Porcini

De todos os tipos de cogumelos, provavelmente o mais clássico é o Funghi Porcini, que reúne um grande número de espécies e se destaca pelo aroma, sabor e consistência carnuda.

Os melhores porcini são colhidos na região norte do país, como Piemonte, Lombardia, Umbria, Veneto, Ligúria e Emiglia-Romana. O nome Porcino (leitão, em italiano) diz respeito ao formato gordinho e do seu talo.

Formas de conservação

Como a colheita se dá em outono e seu tempo de vida é muito curto, foram desenvolvidas várias maneiras de conservá-lo. Acondicionados com azeite, são ótimos antipasto. Congelados eles mantém o praticamente todo o sabor natural, mas perdem um pouco a textura.

Por isso a maneira mais clássica e difundida do funghi porcini é sua versão desidratada, ou o funghi secchi. Com sua consistência delicada, porém firme, os funghi se caracterizam pelo aroma expressivo, realçando o sabor de molhos vermelhos ou em pratos com outras variedades de cogumelos in natura. Puxados no azeite ficam deliciosos como antepasto ou na cobertura de bruschettas.

Propriedades nutricionais

As qualidades dos funghi vão além do sabor: as diversas variedades de cogumelos são ricas em nutrientes. Eles possuem pouco carboidrato e são ricos em proteínas, além de terem baixo índice calórico.

Estes fungos comestíveis também fornecem vitamina C, que fortalece o sistema imunológico, são ricos em vitamina D, que combate a anemia e são uma excelente fonte de minerais como potássio, fósforo e magnésio.

Dica de uso

Para aproveitar o máximo do sabor e aroma dos cogumelos, é ideal hidratá-los antes do preparo. Para isso, basta colocá-los de molho em água morna por meia hora ou até estarem macios. Em seguida, limpe-os, tirando toda a sujeira. Esprema bem. Coe o líquido em uma peneira forrada com um pano e use-o na preparação. Para receitas mais elaboradas, é possível usar vinho ou suco de frutas na hidratação dos cogumelos.

Fontes:

http://www.ruadoalecrim.com.br/blog/nossos-produtos/funghi-porcini-o-cogumelo-simbolo-da-italia/

http://entretenimento.r7.com/receitas-e-dietas/noticias/saiba-a-diferenca-entre-os-tipos-de-cogumelos-20100516.html

http://mdemulher.abril.com.br/saude/conheca-os-beneficios-do-cogumelo-na-alimentacao/

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