SAC 0800 041 3600 Televendas (41) 3579-8080

Troque o Sal por Temperos

24-03-2017 18:50:14
Categorias: Receitas

Troque o Sal por Temperos

Troque o Sal por Temperos

Que o excesso de sal prejudica a saúde, todo mundo sabe. Problemas como pressão alta, retensão de líquidos, insuficiência cardíaca e AVC são alguns dos riscos relacionados ao alto consumo do alimento.

Ainda assim, a estimativa da OMS (Organização Mundial da Saúde) é que os brasileiros comam pelo menos 10 gramas de sal por dia – o dobro do recomendado.

Um dos motivos para isto é a dificuldade que as pessoas têm de substituir o tempero.

Neste post vamos ajudar você a trocar o sal por ingredientes mais saudáveis, que além dos benefícios à saúde podem dar um sabor a mais à sua comida.

Alho e cebola:

A dobradinha clássica, quando usada corretamente, pode levar você a reduzir a quantidade de sal na comida. Para isso, a dica é refogar primeiro a cebola e depois o alho.

Isso porque o primeiro ingrediente tem um tempo de cocção maior. Quando acrescentamos ambos ao mesmo tempo na panela, o alho queima e dá um sabor amargo ao prato.

Esta dupla também traz vantagens: diminui a febre em pessoas gripadas, ajuda a remover gorduras, é diurética, melhora as articulações e tem ação antidepressiva e anti-inflamatória.

troque-o-sal-pelo-tempero

Alecrim:

Com sabor intenso, deve ser usado com cuidado. Em um assado de forno – batatas, por exemplo – basta um ramo de alecrim no meio da forma, especialmente se os alimentos estiverem envoltos em papel alumínio.

O vapor cria o sabor, por isto o ramo não precisa estar no prato de quem vai comer. A mesma técnica é válida para a preparação de molhos.

O tempero protege o organismo de úlceras, é antioxidante, anti-inflamatório e antibacteriano.

troque-o-sal-pelo-tempero

Cominho:

Outra erva bem marcante, mas que quando bem usada pode realçar o sabor do feijão de diferentes vegetais, como a batata. Para pratos simples, meia colher de chá costuma ser o suficiente.

O cominho auxilia na digestão, melhora a memória, ajuda a manter a pele bonita, previne a anemia, combate infecções e reduz o estresse e a insônia.

troque-o-sal-pelo-tempero

Louro:

Pode ser usado com carnes, feijão e ensopados. Uma folha é o suficiente para complementar o gosto do alimento.

O tempero auxilia na digestão, previne a constipação, possui compostos anticancerígenos, alivia o congestionamento, reduz a chance de doenças cardíacas e tem propriedades anti-inflamatórias.

troque-o-sal-pelo-tempero

Pimenta:

Vai bem com praticamente tudo, das carnes às saladas, você só precisa analisar qual tipo de pimenta está usando.

Ela reduz o colesterol, melhora o sistema imunológico, auxilia na digestão e ajuda a eliminar bactérias nocivas ao organismo. No entanto, deve ser usada com moderação por pessoas hipertensas devido ao seu efeito termogênico.

troque-o-sal-pelo-tempero

Gengibre:

Pode ser usado na preparação de sucos e para dar sabor a caldos, sopas e cozidos, sendo descartado ao fim da cocção.

O gengibre tem ação digestiva e diurética, antitrombótica, antidepressiva e antisséptica. Também atua como estimulante da circulação geral e cardiovascular.

troque-o-sal-pelo-tempero

Limão:

É um excelente tempero para saladas e peixes. A fruta aumenta as defesas do organismo, facilita a digestão e regula a absorção de açúcares.

Tem propriedade anti-infecciosa, sendo muito recomendado para gripes e resfriados.

troque-o-sal-pelo-tempero

Coentro:

Com aroma pungente e de personalidade marcante, o ingrediente vai super bem com peixes e frutos do mar. Fica excelente no preparo de ceviches, moquecas, bobós e molhos crus, como o guacamole.

O ideal é acrescentar a erva na finalização do prato, já que o calor pode interferir no paladar. O tempero melhora a digestão, previne flatulências, e ajuda no funcionamento do sistema nervoso central.

troque-o-sal-pelo-tempero

Hortelã:

Fica ótima quando tempera feijão, batata, berinjela e carne de cordeiro. A folha, além de dar um aroma todo especial aos pratos, tem ação analgésica, estimulante, antioxidante e expectorante.

Ela ainda ajuda na digestão, aliviando problemas estomacais e intestinais.

troque-o-sal-pelo-tempero

Manjericão:

Estas folhinhas perfumadas são excelentes para temperar massas, sopas de legumes, tomates, carnes, frangos e peixes.

Cheio de vitaminas, o manjericão melhora o fluxo sanguíneo, prevenindo a hipertensão arterial. Também possui ação antioxidante e anti-inflamatória.

troque-o-sal-pelo-tempero

Tomilho:

Com sabor apimentado, dá um gosto especial às carnes em geral, especialmente de porco. Também pode ser usado no preparo de feijão, sopas, saladas, frutos do mar, embutidos, legumes e frutas na forma de compotas.

Com alimentos de sabor suave, como peixes, aves e legumes, é preciso parcimônia com o tomilho, para que seu gosto não fique muito pronunciado. A erva é antisséptica, previne problemas respiratórios, reduz o colesterol e retarda o envelhecimento.

troque-o-sal-pelo-tempero

Fontes:
http://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/noticias/10-temperos-naturais-que-podem-substituir-o-sal#11
http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/vida/melhor-idade/noticia/2015/01/cinco-temperos-que-podem-substituir-o-sal-na-preparacao-dos-alimentos-4682450.html
http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/nutricao/veja-como-substituir-o-sal-por-temperos-mais-saudaveis/5411#
http://www.vix.com/pt/bdm/saude-mulher/11-males-que-o-excesso-de-sal-causa-saude
http://gourmetadois.com/ingrediente/tomilho-2.html
http://www.saudedica.com.br/folha-de-louro/
http://www.saudedica.com.br/os-10-beneficios-do-cominho-para-saude/

Posts Relacionados

Compartilhar