Frete Grátis
Nas compras acima de R$ 200,00

Shitake

2017-03-25 20:28:38
Categorias: Produtos

Utilizado na medicina chinesa há mais de seis mil anos, até pouco tempo atrás o shitake era pouco conhecidos dos brasileiros. Hoje, este cogumelo é encontrado com relativa facilidade, e são inúmeros os motivos para incluí-lo na alimentação.

Cultivado dentro de troncos de árvores, ele é um grande aliado da saúde, sendo eficaz na prevenção de doenças e infecções e melhorando significativamente o sistema imunológico.

Não existe uma quantidade recomendada para o consumo de shitake e, por mais que o excesso do alimento não faça mal à saúde, nutricionistas recomendam comer entre 250 e 300 gramas por semana.

Com poucas calorias e ricos em fibras, seus benefícios à saúde vão da perda de peso à proteção contra o câncer.

Estudos preliminares apontam a relação entre o cogumelo e o tratamento do câncer, isto porque o alimento é rico em lentinana, capaz de reduzir e desacelerar o crescimento de alguns tumores.

Algumas pesquisas realizadas no Japão apontam que a substância pode causar a regressão e impedir a metástase de algumas formas de câncer, sobretudo os de origem gástrica.

A lentinana é um tipo de betaglucana que estimula o sistema imunológico e ajuda a ativar determinadas células e proteínas de defesa responsáveis por atacar os tumores.

Estes saborosos cogumelos são ricos em vitaminas A e C e outros compostos que possuem ação antioxidante, combatendo radicais livres.

Esta característica protege contra doenças como artrite reumatoide, cirrose, arteriosclerose, além do envelhecimento precoce.

Uma das substâncias com grande capacidade oxidante é a L-ergotioneína, um potente composto com capacidade de impedir os danos dos radicais livres às células saudáveis do organismo.

O shitake contém eritadenina, um uma substância que, de acordo com pesquisadores suecos, reduz os níveis de LDL (colesterol ruim).

Outro estudo realizado no Japão constatou que o cogumelo aumentou a quantidade de colesterol nas fezes, diminuindo os níveis de colesterol na corrente sanguínea. Repleto de fibras, o fundo colabora para a redução do açúcar no sangue, sendo um alimento indicado para diabéticos.

As já citadas betaglucanas também auxiliam neste controle.

Por fim, o shitake possui compostos que agem no metabolismo e podem auxiliar no controle de alguns hormônios. Uma dessas substâncias é o selênio, mineral que regula a saúde dos vasos da tireoide.

Ficou convencido das maravilhas que o shitake pode fazer? Então não perca tempo, clique aqui e leve o seu para casa.

Fontes:

http://www.mundoboaforma.com.br/8-beneficios-do-cogumelo-shitake-para-que-serve-e-propriedades/

https://www.eusemfronteiras.com.br/shiitake-e-o-cogumelo-da-vez-conheca-seus-beneficios/

http://www.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/17155-beneficios-dos-cogumelos-para-a-sua-saude

Posts Relacionados

Compartilhar