Saiba os utensílios básicos que sua cozinha deve ter

2018-03-09 14:30:08
Categorias: Dicas

Não há nada pior do que começar uma receita, precisar de uma escumadeira, por exemplo, e não ter na gaveta. Você fica perdido, nem sempre encontra outra coisa para substituir a peça e acaba queimando o alimento. Situações assim podem ser evitadas com uma cozinha bem equipada – e isso não quer dizer que você precisa ter balanças de precisão e diversos itens caros e modernos.

Coisas simples, como descascador, já facilitam bastante sua vida de cozinheiro. Por isso confira agora os utensílios básicos que toda cozinha deve ter para que você não fique na mão.

O “básico” depende da sua rotina

Apenas você pode definir o que é básico. Se você não costuma fazer fondue, por exemplo, não há necessidade de investir em um récheaud. Mas se você gosta de bolos, é indispensável ter uma batedeira. Portanto antes de sair por aí gastando dinheiro, pense no seu dia a dia, naquilo que você gosta de comer e tem o hábito de cozinhar.

Você será mais assertivo na hora da compra e não vai gastar dinheiro à toa.

Utensílios indispensáveis

Mas é claro que por mais que você só faça ovo frito, algumas coisas são indispensáveis em qualquer cozinha. Além dos itens óbvios, como pratos, talheres, copos e panos, você não deve abrir mão destes apetrechos:

Para forno e fogão

Você vai precisar de um jogo completo de panelas (incluindo frigideiras) – sem esquecer a panela de pressão –, assadeiras e refratários de vários tamanhos e diversas formas: com furo no centro, redonda, com fundo removível. Também é interessante investir em um pegador de panelas e luvas térmicas, assim você evita acidentes.

Para preparar alimentos

Nesta categoria está a maioria dos utensílios. Comece adquirindo uma escumadeira, ela é essencial para colocar e retirar alimentos que precisam de imersão, seja em óleo ou água. Aposte também em colher de pau, espremedor de batatas e escorredor de massas.

Peneiras e raladores também ajudam bastante. Para este último item, escolha um modelo com vários fios diferentes, assim você terá diversas funções em apenas um apetrecho. Não se esqueça de adquirir pelo menos uma tábua e algumas tigelas para fazer misturas.

Um jogo de facas é interessante, mas se você não puder comprá-lo, escolha pelo menos uma faca de chef. Ela pode ser usada em praticamente todos os tipos de pratos. E, já que você tem uma faca, tenha também um amolador. Afinal, é preciso amolá-la de vez em quando. Por fim, tenha na gaveta um abridor de latas e um de garrafas.

Para servir alimentos

Para colocar seus pratos na mesa, tenha bandejas, conchas, pegador de macarrão e espátula para cortar bolo. As espátulas para patê e para queijo e colher de sorvete também podem ajudar na hora de servir. Lembre-se que preparos quentes precisam de descanso para travessas, pois o calor pode queimar sua toalha ou estourar tampos de mesas de vidro.

Utensílios de bebidas

Tenha em mãos coador de café, garrafa térmica e espremedores para laranja e limão. Jarras para servir sucos não são fundamentais, mas se você quer ter uma mesa bonita, aposte nelas.

Esses utensílios são imprescindíveis para que sua cozinha funcione bem. Pode parecer bastante coisa, mas são itens básicos e de uso diário, portanto se você vai investir em equipamentos, comece por esses. Você irá fazer grande uso deles.

Posts Relacionados

Comentar

Compartilhar