SAC 0800 041 3600 Televendas (41) 3579-8080

Sabor, saúde e variedade: 3 dicas para incrementar suas saladas

29-09-2021 15:02:49
Categorias: Dicas , Produtos , Receitas , Regiões

Sabor, saúde e variedade: 3 dicas para incrementar suas saladas

Para arrasar com saladas inesquecíveis e sair da monotonia do alface com tomate, preparamos algumas dicas fáceis mas poderosas!

 1. Domine as clássicas: aprenda as principais receitas e garanta variedade. Exemplos:

-Caprese: tomate, molho pesto e mussarela de búfala, finalizando com folhas de manjericão. Fácil, linda e deliciosa.

- Couve e laranja: além dos dois ingredientes principais, você pode temperar com cebola roxa, pepino e pimenta. Combinação perfeita entre frescor, crocância e personalidade nos sabores.

- Salada grega: tomate, pepino, pimentão e cebola roxa. Temperada com sal, pimenta-do-reino, orégano e um bom azeite. Adicione queijo feta, alcaparras e azeitonas. Dica: coloque os ingredientes no espeto e sirva com fatias de pão torrado e um molho para dar um toque especial.

- Salada de macarrão (gourmet): escolha uma massa de qualidade, adicione manjericão, tomates secos,castanhas  e um queijo gourmet da sua escolha.

- Caesar: alface romana, croutons e molho Caesar (alho, azeitesuco de limão, anchovas, queijo parmesão e pimenta preta). Opção com ou sem frango, ambas deliciosas.

- Salada de cuscuz : cenoura, cebola, tomate-cereja, temperos à gosto, ervas frescas e um toque de hortelã. Perfeita para acompanhar carnes leves, legumes grelhados, peixes e até mesmo como aperitivo. Linda e leve!

- Salada Waldorf: salsão, maçã, nozes e maionese (ou iogurte). Autêntica e a cara do verão!

- Salada Niçoise: alface, atum, cebola, vagem, tomate, ovos cozidos e azeitonas. Pode, ainda, levar batatas, pimentões e anchovas. A nossa dica é apostar nas Azeitonas Recheadas com Anchova La Violetera. Essa receita é tão completa que entra para a lista das saladas como refeição única.

- Salada Coleslaw: repolho, cenoura e maionese (ou iogurte), com temperos à gosto.

- Panzanella: aproveite as sobras de pães, adicione tomate, cebola, pepino, azeite e manjericão. A clássica salada rústica italiana - e olha que de comida boa, eles entendem! Se gostar, adicione também anchovas e alcaparras.

 2. Domine os molhos: saber a lógica do uso dos molhos é o suficiente para inventar novas combinações e arrematar sabores de forma prática. Saladas mais amargas (almeirão e agrião, por exemplo) combinam com molhos cítricos, como limão, laranja e vinagre. Saladas mais suaves podem ser temperadas com ingredientes mais fortes, como mostardas, pimentas e gengibre. Tenha sempre em casa um bom azeitonas, um pesto, uma mostarda, iogurte natural e um aceto balsâmico. Com esse kit básico, suas saladas sempre terão sabores notáveis, mesmo nos dias de menos criatividade.

Anote aí alguns molhos clássicos:

- Iogurte: iogurte natural, azeite, salsa, cebola e sal.

- Mostarda: mostarda (dijon, se preferir), vinagre branco, azeite, sal e pimenta. Neste, você pode variar utilizando o mel às vezes.

- Ervas: alecrim, orégano, manjericão, limão, azeite e sal.

- Abacate: abacate, azeite, limão e sal.

- Maracujá: maracujá, água, mel, azeite e sal. Também funciona trocando o maracujá por laranja.

3. Sempre combine sabor e textura: se achou que é muita coisa para lembrar, foque em buscar pratos que tenham sabores e texturas diferentes. Existem jeitos fáceis de conseguir isso, apenas adicionando ingredientes:

- Alho Desidratado: sabor equilibrado e beleza no prato.

- Azeitona: uma grande variedade de recheios e espécies.

- Funghi: requinte e originalidade.

- Frutas secas e castanhas: nutrientes, requinte, gordura boa e crocância que dão vontade de repetir o prato.

- Azeite: existem variedades de azeites com sabores diferentes, explore-os no tempero.

- Conservaspepinos, alcaparras e aspargos podem trazer personalidade aos sabores e adicionar textura, além de ajudar na apresentação.

- Frutas frescas: uva, laranja, abacaxi, melancia, maçã, manga, morango… São muitas as opções para os fãs de agridoce. Saúde e tempero garantidos.

 Gostou das dicas? Esperamos que sim! Para continuar enriquecendo seu portfólio na cozinha, confira as receitas da Chef Dandhara Lino no blog. Sempre tem novos sabores e boas dicas por aqui. E não deixe de seguir a La Violetera nas redes sociais para acompanhar conteúdos fresquinhos, tirar dúvidas e sugerir assuntos para continuarmos trocando conhecimentos!

Compartilhar