Promoções

O que é Grano Duro?

2019-06-28 13:50:24
Categorias: Produtos

Tradicionais e italianíssimas: as massas Granoro são produzidas a partir da sêmola de grano duro dos moinhos localizados na região da Apúlia. O Triticum durum possui mais glúten e proteína, o que deixa seus grãos bastante duros e dá ao produto a consistência “al dente”, deixando a massa soltinha e consistente, já que solta menos amido na água, facilitando seu preparo, além de permitir que o produto seja pré-cozido e finalizado no momento de servir. Além disso, possui uma cor amarela brilhante que permanece após o cozimento, essa cor é característica da sêmola de grano duro, pois a massa não leva ovos.
As massas Granoro levam ainda as características da massa feita à mão: o formato irregular, a superfície áspera e a elasticidade durante a mastigação. Dessa forma há, inclusive, maior aproveitamento do molho a ser utilizado.
A MASSA É DE QUALIDADE QUANDO:
Existem muitas características que definem uma massa ideal, que vão desde a espessura certa, permitindo que cozinhe de maneira uniforme e no tempo certo, não muito prolongado;
permanece compacta, tenaz e elástica, isto é "al dente" até muitas horas após o cozimento e
a água do cozimento fica mais límpida (quando o tempo de cozimento é longo, a massa perde na água o amido, as vitaminas e as proteínas).
A elasticidade característica do ponto "al dente" é obtida quando o glúten é de alta qualidade (e isso depende do uso de sêmolas de alta qualidade) e quando o processo de secagem é efetuado com as temperaturas certas.
Para se extrair o máximo de sabor das massas de grano duro devemos ficar atentos à escolha dos molhos: ao invés de utilizar massas ou extratos de tomates que possuem muitos ingredientes em sua formulação, opte por passatas e tomates pellati sem adição de água ou açúcar.

Posts Relacionados

Compartilhar