SAC 0800 041 3600 Televendas (41) 3579-8080

O que é a passata di pomodori?

18-08-2021 16:02:54
Categorias: Dicas , Produtos , Receitas , Regiões

O que é a passata di pomodori?

O tomate é um dos mais importantes ingredientes da culinária italiana, acompanhamento perfeito das massas e protagonista dos molhos que tanto amamos.

Rico em licopeno, poderoso antioxidante, o tomate ajuda a manter a saúde sanguínea e diminuir os níveis de colesterol ruim. Além disso, conta com grande variedade de vitaminas que fazem bem aos ossos, músculos e ajudam a prevenir diversos tipos de câncer.

Todos esses benefícios vêm acompanhados de um sabor delicioso e uma cor intensa que deixa toda receita mais bonita e apetitosa. Por isso, e graças à sua versatilidade, o molho de tomate tornou-se item obrigatório na nossa lista de compras.

Você já reparou nos diferentes tipos de molhos disponíveis no mercado e certamente já experimentou alguns deles. Mas conhece exatamente as diferenças entre molho, extrato e passata? De forma geral, o que varia entre eles é a concentração de tomates e a presença de outros ingredientes na mistura.

O molho pronto é um produto altamente processado e, via de regra, possui uma série de outros ingredientes além do básico tomate, sal e ácido cítrico. É comum a adição de conservantes e outros químicos. Embora ofereça facilidade, ele perde em qualidade para as demais opções de atomatados.

O extrato é o mais conhecido no Brasil. Ele possui maior concentração de tomates e não possui conservantes. Porém, não é a melhor opção para ser usado como ingrediente principal, servindo melhor como um método para dar cor e engrossar o seu molho caseiro. Se usado sozinho, pode resultar num sabor exageradamente forte e estragar a sua receita.

Já a passata é a mais italiana das opções e a mais adequada para ser ingrediente principal dos molhos. Isso porque trata-se da pura polpa do tomate, sem peles, sementes e, principalmente, sem conservantes ou outros ingredientes. “Passata” em italiano significa “passado” e tem esse nome porque o tomate passa por uma espécie de moedor ou peneira para virar um purê. Depois, a pasta é ligeiramente cozida, adiciona-se sal e é corrigida a acidez para então ser envasada em potes de vidro herméticos. Com isso, são preservados o frescor e sabor do tomate colhido na hora certa. Essa foi a forma que os italianos encontraram de utilizar os tomates durante o ano todo e não apenas no auge da safra.

Por ser produzida com tomates de alta qualidade, a passata é ideal para servir como a base do seu molho: refogue com seus temperos e ingredientes favoritos, depois engrosse se achar necessário. O resultado é um sabor mais gourmet, personalizado e de alta qualidade. Também é excelente para sopas, cremes, risotos, base de pizzas e onde mais a sua criatividade alcançar na cozinha. Dica: explore nossas receitas assinadas pela Chef Dandhara Lino e teste novos sabores.

Aproveite a oportunidade e garanta já a sua Passata Di Pomodori Mastroiani, preparada com tomates italianos de altíssima qualidade, e também as Massas Granoro, igualmente italianas e preparadas com grano duro, para apreciar um legítimo prato italiano hoje!

Compartilhar