Frete Grátis
Nas compras acima de R$ 150,00

Promoções

O Caminho para quem busca Qualidade de Vida

2019-06-05 15:53:05
Categorias: Dicas

Nunca o acesso à informação foi tão simples e rápido como nos dias de hoje. Atualmente bastam alguns minutos nas redes sociais ou uma simples pesquisa no Google para ser bombardeado com centenas de conteúdos e informações.

Algumas vezes os conteúdos interessam, outras (talvez muitas) não. Além disso, o aumento das fake news e do sensacionalismo tem prestado um serviço de desinformação para a sociedade.

Quem nunca foi impactado por algo assim?

  • “Como Emagrecer em 3 dias”

  • “Dieta Milagrosa para Emagrecer 7kg em 1 semana“

  • “Como ganhar massa muscular rápido”

  • “Saiba qual era a dieta de Arnold Schwarzenegger e seus segredos”

Este tipo de desinformação tende a influenciar negativamente muitas pessoas que estão buscando qualidade de vida, mais saúde, melhor condicionamento físico ou um novo corpo. É comum que ao invés dos resultados desejados estas pessoas tenham sua saúde prejudicada, fiquem mal humoradas e/ou desmotivadas.

Convidamos a Nutricionista Fernanda Marchezini, especialista em Nutrição Clínica Funcional e em Nutrição Esportiva Funcional, para explicar DE VERDADE como manter a alimentação saudável e encontrar o caminho do sucesso para uma qualidade de vida melhor.

La Violetera entrevista: Fernanda Marchezini - Nutricionista

Foto: Nutricionista Fernanda Marchezini

--

@lavioleteraoficialVivemos uma época em que as pessoas fazem muitas coisas ao mesmo tempo e não conseguem se alimentar adequadamente. Como uma boa alimentação pode influenciar na vida moderna?

@nutri_fermarchezini: O ritmo de vida cada vez mais agitado nos leva a procurar uma alimentação cada vez mais fast, e o consumo regular de alimentos não saudáveis tem nos deixado cada vez mais doentes  e cansados. Uma alimentação saudável favorece a manutenção da nossa microbiota intestinal, que está diretamente relacionado a nossa saúde mental, já que 70% da nossa serotonina é produzida lá no intestino, reduzindo episódios de ansiedade, depressão e compulsão alimentar. Além disso uma alimentação saudável melhora nossa disposição, relaxamento e saúde em geral.

@lavioleteraoficialQuantas refeições devemos fazer ao dia?

@nutri_fermarchezini: Não existe um número ideal de refeições por dia, o correto é respeitar nosso corpo e suas necessidades. Não precisamos por exemplo forçar um café da manhã se não sentimos fome e nem vontade de comer nesse horário. Algumas pessoas vão se beneficiar realizando várias refeições ao dia e para outras apenas três podem ser suficientes. O correto é sempre respeitar a individualidade de cada um.

@lavioleteraoficialMuitas pessoas reclamam que não tem tempo para fazer refeições entre o “café da manhã - almoço” e entre o “almoço - jantar". Que dicas você daria?

@nutri_fermarchezini: Tente organizar sua alimentação sempre no dia anterior para carregar consigo as refeições que precisará fazer e planeje alimentos que sejam “fáceis” de comer em qualquer situação, como por exemplo frutas e iogurtes de qualidade.

@lavioleteraoficialPodemos consumir frutas secas como ameixas, uvas-passa, castanhas, damascos, amêndoas e tâmaras nos intervalos entre uma refeição e outra?

@nutri_fermarchezini: É uma ótima opção, já que o processo de desidratação das frutas secas preservam quase 100% dos nutrientes e compostos bioativos presentes. E as castanhas ainda são ricas em minerais que são um pouco mais difíceis de serem encontrados em outros alimentos, como por exemplo magnésio e selênio, que são essenciais para saúde dos nossos neurônios, previnem envelhecimento precoce e ainda tem capacidade relaxante, ideal para ajudar no sono.

@lavioleteraoficialComo sabemos a quantidade que podemos comer de cada alimento?

@nutri_fermarchezini: Um bom nutricionista vai poder ajudar nessa questão. Cada corpo e organismo é único e tem uma individualidade bioquímica, ou seja, a quantidade adequada do vizinho pode não ser a mesma para você. Existe um cálculo envolvido e o nutricionista é o profissional capacitado para calcular de forma personalizada e orientar quanto a demanda alimentar.

@lavioleteraoficialQual a importância das proteínas, carboidratos e gorduras em uma alimentação saudável?

@nutri_fermarchezini: O grupo de proteínas, carboidratos e gorduras recebem o nome de macronutrientes. Cada macronutriente tem uma função específica dentro do nosso corpo; as proteínas têm função de construção muscular, os carboidratos fornecem energia e as gorduras (do bem) fazem manutenção do equilíbrio corporal e nos protege contra doenças cardiovasculares. Qualquer desequilíbrio causará um dano ao corpo, consumir menos do que o necessário causa uma lentificação metabólica, queda de imunidade, enfraquecimento de unhas e cabelos, também pode ser gatilho para doenças auto-imunes e ainda está associado com diversas doenças já conhecidas.

@lavioleteraoficialO que são gorduras boas e gorduras ruins?

@nutri_fermarchezini: As gorduras boas são aquelas de fontes naturais, principalmente as monoinsaturadas e poliinsaturadas, que exercem função fisiológica benéfica ao nosso corpo. Já as ruins são principalmente as refinadas, margarinas, óleos refinados (soja, milho, canola, etc. que além de refinados ainda são transgênicos) e gordura animal. São gorduras que se depositam em artérias e podem causar doenças cardiovasculares.

@lavioleteraoficialSendo o Azeite de Oliva Extra Virgem uma fonte de gorduras boas, quais são seus benefícios para a saúde?

@nutri_fermarchezini: São inúmeros! Ao contrário das gorduras ruins, o azeite de oliva extra virgem previne doenças cardiovasculares devido ao seu alto potencial antioxidante associado principalmente à presença do ácido linolênico, ainda ajuda na saúde intestinal, reduz risco de depressão, ansiedade e compulsão alimentar e existem vários estudos em andamento utilizando azeite de oliva extra virgem na prevenção e tratamento de alzheimer. Também melhora muito o aspecto da pele e cabelos. E vale sempre lembrar que a recomendação diária é de que cerca de 30% da nossa dieta seja composta por gorduras mono e poliinsaturadas, presentes no azeite de oliva extra virgem.

@lavioleteraoficialÉ verdade que o Azeite de Oliva Extra Virgem ajuda a emagrecer?

@nutri_fermarchezini: Sim, toda gordura tem um alto poder de saciedade, então consumir junto à saladas por exemplo, aumenta a saciedade da refeição, fazendo com que se tenha fome um longo período depois. Ainda auxilia no funcionamento correto do metabolismo, que estimula o emagrecimento.

@lavioleteraoficialCom o inverno chegando as pessoas acabam consumindo muitas besteirinhas. Como manter a dieta?

@nutri_fermarchezini: É importante ter muito claro qual é o seu objetivo e qual é a importância dele para você, assim fica muito mais fácil se manter no foco quando o desânimo ou a tentação bater. Manter sempre sua alimentação organizada também é fundamental, se na hora da fome o que devemos comer não estiver pronto acabamos partindo para a opção que estiver mais fácil, que geralmente é o que NÃO devemos comer. Procure um bom nutricionista para auxiliar no seu planejamento alimentar, ele também poderá te ajudar caso a vontade de comer doces e alimentos não saudáveis seja muito grande; mas lembre-se sempre de ser firme nas suas decisões.

Atualmente, Fernanda também é Health Coach e orienta atletas, adultos, gestantes, controle de peso, entre outros, além de ser especialista em Medicina Tradicional Chinesa e membro do IBNF (Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional).

Tire suas dúvidas e faça a diferença!

  1. Faça uma pergunta para a Nutricionista Fernanda Marchezini através dos comentários.

  2. Se esta entrevista foi esclarecedora para você, faça a diferença compartilhando conteúdo de qualidade com mais pessoas❣

Compartilhar