Itens que você pode substituir para deixar sua ceia de Ano Novo mais leve

2017-12-28 08:00:00
Categorias: Dicas

Você passa o ano inteiro tomando cuidado com a alimentação, buscando perder peso e manter uma dieta saudável. Até que chega o fim do ano e todos esses hábitos dão lugar a guloseimas, pratos pesados e ricos em calorias. O resultado? Você começa o novo ano se sentindo estufado e indigesto. Identificou-se com a cena descrita? Se você realmente quer evitar esse desconforto no réveillon, acompanhe este post!

Selecionamos 5 itens que você pode substituir sem problemas para que a sua ceia de Ano Novo seja mais leve. Confira!

1. Frituras

Que tal levar seus bolinhos de bacalhau ao forno em vez de fritá-los? Eles ficam deliciosos e são excelentes para servir de entrada ao lado de saladas verdes ou como aperitivos. Para que eles fiquem ainda mais saudáveis, substitua o óleo da receita por azeite extra virgem. Além de mais leve, o produto é repleto de benefícios para a saúde.Cuide também para não exagerar na quantidade de sal: o peixe já é salgado o suficiente.

O mesmo você pode fazer com a clássica rabanada. Em vez de prepará-la na frigideira, experimente levá-la ao forno. Ela ficará crocante, saborosa e menos indigesta.

2. Maionese

A tradicional salada de maionese — seja com batatas ou no salpicão — pode ganhar uma versão mais leve e igualmente deliciosa se você substituir esse ingrediente por iogurte natural. Além de ter um teor de gordura muito menor que a maionese, o iogurte beneficia a flora intestinal e aumenta a imunidade.

3. Carnes

Para os pratos principais, opte pelos cortes magros de carne. Você pode, por exemplo, retirar a pele do peru, que além de menos gordura dará menos trabalho para preparar. Substitua também o tender por lombinho assado decorado com frutas como ameixa seca, rodelas de abacaxi e damasco. O prato ficará lindo e, de quebra, ganhará nutrientes. 

Se a sua opção for o bacalhau, dessalgue-o bem e prefira as preparações assadas ou cozidas. Evite frituras.

4. Bacon

Experiente retirar o bacon da farofa e, no lugar dele, acrescentar cenoura ralada e nozes picadas. A receita continuará deliciosa, mas mais magra. Ao prepará-la, também troque o óleo tradicional pelo óleo de oliva. Ele é mais saudávele neutro, ou seja, não interfere no sabor do prato.

5. Molhos

Em vez de temperar sua salada com vinagre, sal e óleo, faça um azeite aromatizado com ervas. Para isso, acrescente azeite extra virgem, ervas e ingredientes de sua preferência, como alecrim, alho, louro, hortelã, tomilho e manjerona. Faça a preparação com alguns dias de antecedência para apurar os aromas e os sabores.

Você também pode dar um toque mais sofisticado às folhas com uma simples redução de aceto balsâmico, mel e laranja. Para isso, junte 2 xícaras de aceto, 3 colheres de sopa de mel, ¼ de xícara de suco de laranja, sal e pimenta a gosto em uma panela e misture até que o mel se dissolva. Reduza a mistura em fogo baixo por cerca de 20 minutos ou até que tenha perdido metade do volume e engrossado. Leve à geladeira e sirva frio. Esse molho também pode acompanhar carnes.

Ter uma ceia de Ano Novo mais leve não é difícil. Basta perder o preconceito com ingredientes saudáveis e buscar combiná-los com receitas típicas da época. Seguindo essas dicas você terá um jantar delicioso e que não vai pesar nem na balança nem na consciência no dia seguinte.

E já que estamos falando de bons hábitos alimentares, confira nossa linha de snacksNootz! Eles são nutritivos e práticos para o dia a dia.

Posts Relacionados

Comentar

Compartilhar