Hábitos saudáveis e simples para você aderir na sua rotina

2018-06-15 08:00:41
Categorias: Dicas

Reduzir carboidratos, fazer meia hora de exercícios por dia, tomar um copo de água com limão pela manhã... Um acesso rápido às redes sociais é o suficiente para você se deparar com uma infinidade de posts, artigos e vídeos sobre como manter a saúde em dia. Mas além da grande quantidade de informações (às vezes controversas), muitas dessas dicas não são práticas para adotar no dia a dia: a correria cotidiana, a falta de tempo e o cansaço no fim do expediente desanimam muita gente.

Mas fique tranquilo que nem tudo está perdido! Existem, sim, hábitos saudáveis e simples que você pode incluir na sua rotina com muita facilidade. Não acredita? Leia este post até o final e mude de ideia!

 1. Alongue-se

A maioria das pessoas passa boa parte do dia sentada em frente ao computador. Isso prejudica a coluna e pode favorecer o aparecimento de doenças ocupacionais, como LER, tendinite, bursite e mialgias. Você pode evitá-las com um hábito muito simples: o alongamento. É rápido, fácil e você pode fazer no seu ambiente de trabalho.

Alongue o pescoço, fazendo rotações lentas e segurando a cabeça suavemente para os dois lados, para frente e para traz. Não se esqueça de alongar também os braços e punhos.

2. Deixe suas refeições pré-preparadas

Quem trabalha fora sabe que frequentar restaurantes diariamente pesa no bolso e prejudica a saúde. As tentações são grandes quando vemos um prato de batata frita ou bife à parmegiana. Então que tal preparar sua própria marmita? Além de economizar, o seu consumo será mais consciente e você terá a garantia da procedência dos alimentos.

Separe um dia da semana para preparar as carnes e acompanhamentos, como arroz e feijão, massa e batata, e congele em porções individuais. Você só vai precisar selecionar a salada de um dia para o outro para que as legumes e verduras fiquem frescos.

3. Faça exercícios físicos

Não estamos falando de passar horas na academia para deixar o corpo malhado. Mas de atividades físicas simples que vão manter sua saúde em dia. E você pode fazê-los durante o expediente! Confira alguns exercícios para executar no trabalho:

Extensão de pernas

Sentado na cadeira, eleve as pernas sem mexer os joelhos e contraindo os músculos das coxas. Quando os pés estiverem na mesma altura do quadril, formando uma linha plana, mantenha a posição por 10 segundos.

Panturrilha

Vai se levantar? Faça isso na ponta dos pés e segure trinta segundos. Se você estiver sozinho no escritório, pode tocar os calcanhares no chão e voltar a ficar na ponta dos pés 30 vezes. Isso deixa as panturrilhas fortes e torneadas.

Abdominal

Sentado na cadeira, mantenha as costas eretas e não se encoste. Fazendo isso, seu abdômen vai se contrair para dar sustentação ao corpo. Se quiser intensificar o exercício, eleve os joelhos acima do nível do assento e mantenha a posição por 20 segundos.

4. Beba água

Essa dica é velha, mas é infalível. Pense que cerca de 70% do seu corpo é de água e que ela participa de todos os processos do organismo. É de se imaginar que a hidratação é fundamental para a saúde, não é? O líquido ainda ajuda a eliminar toxinas, facilita a digestão, evita dores e fadiga.

5. Cuide da alimentação

Hábitos saudáveis e simples começam no prato. Opte por alimentos mais leves e naturais, como frutas, verduras, oleaginosas, carnes magras e cereais integrais. Mas os cuidados com a alimentação não se referem apenas àquilo que você consome. É importante não pular as refeições, principalmente as três mais importantes: café da manhã, almoço e jantar.

Seu corpo precisa de energia para enfrentar o dia e ela vem daquilo que você come. Escolha comidas leves e nutritivas para manter uma dieta balanceada que você vai se sentir mais disposto e a balança ficará sob controle.

6. Descanse

Tão importante quanto ter uma alimentação balanceada e praticar atividades é descansar. Faça pequenos intervalos durante a jornada, levante-se e tome um suco, por exemplo. Reseve alguns minutos do dia para fazer algo relaxante e que lhe dê prazer e não se esqueça de dormir bem.

Ter momentos de relaxamento alivia o estresse, dá mais disposição, energia e diminui os riscos de depressão. Portanto invista um pouco de tempo em você mesmo, afinal a vida sem lazer não tem graça.

Se você adotar esses hábitos saudáveis e simples, em pouco tempo vai sentir melhorias no seu cotidiano. Eles são fáceis de colocar em prática e em poucos dias se tornam automáticos. Você os fará sem perceber e ganhará em qualidade de vida.

Continue no blog e confira 7 dicas para manter a pele saudável!

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