SAC 0800 041 3600 Televendas (41) 3579-8080

Glúten: as principais informações sobre essa proteína

22-06-2021 10:35:33
Categorias: Dicas

Glúten: as principais informações sobre essa proteína
Ao contrário do que muitos pensam, o glúten não é um carboidrato, mas sim uma proteína. Presente naturalmente em alguns cereais, composto por glutenina e gliadina, ele confere elasticidade e boa aparência nas receitas de diversos alimentos, como por exemplo: pães, bolos, barrinhas energéticas, tortas, massas e ingredientes de alimentos processados no geral.

Benefícios
Essa proteína ajuda a controlar a glicemia e as triglicérides, melhora a flora intestinal, deixa o sistema imunológico mais forte e aumenta a absorção de vitaminas e minerais. Por isso, só vale cortá-la do cardápio após recomendação médica. Se você não tiver nenhuma intolerância ou sensibilidade ao glúten, as perdas para o seu organismo podem ser grandes.

Glúten engorda?
Mito. É fato que muitas pessoas emagrecem ao cortá-lo, mas isso se dá pela diminuição das principais fontes de carboidratos, como pães, bolos e doces. Ou seja, não é ele que engorda exatamente, são as calorias presentes nos alimentos em questão.

Alergia ao Glúten
Os portadores de doenças celíacas e os sensíveis ao glúten, mas não celíacos, são os únicos que têm restrições a esta proteína, tendo que eliminar alguns alimentos de vez da dieta. A doença é autoimune (algumas frações do glúten ativam respostas do sistema imunológico e inflamam as paredes do intestino) e causa sintomas como diarreia, dor, distensão abdominal e inchaço.

Se você já sentiu alguns desses sintomas e desconfia que esteja acometido por esta patologia, procure um médico e cuide da alimentação. Caso seu diagnóstico determine que será preciso cortar o glúten, saiba que sua alimentação pode continuar saborosa com a linha GlutenFree da Granoro – massas feitas com farinha de milho, arroz e quinoa.

Compartilhar