24-04-2017 08:55:04
Categorias:
Regiões
Temperaturas altas o ano todo, chuva escassa e um sol que nunca deixa de brilhar no céu são alguns dos ingredientes que fazem de Fortaleza um dos principais destinos turísticos do Brasil. Também conhecida como Terra do Sol, o que não falta na capital cearense são atrações: das belas praias ao circuito histórico, passando pelas feiras de rua e pela deliciosa gastronomia regional, a cidade não decepciona quando o assunto é turismo.
Sua orla central é formada pelas praias de Iracema, Meireles e Mucuripe, unidas pela Avenida Beira Mar, ponto de encontro de turistas e moradores ao entardecer, quando começa o movimento na feira mais famosa da cidade. São centenas de barraquinhas que vendem dos mais variados produtos. Roupas, rendas, obras de arte dos artistas locais e muita comida regional fazem a alegria do visitante.
A 11 quilômetros do Centro fica a praia do Futuro, que alia boa infraestrutura e um cenário de tirar o fôlego. O local tem diversos quiosques com cadeiras, drinks e petiscos, com destaque para os deliciosos caranguejos. Aliás, a comida da região é peculiar e saborosa. Com influência direta de índios, africanos e europeus, a herança gastronômica do Ceará é rica em sabores e em combinações criativas.
Com um vasto litoral, lagostas, peixada (peixe com molho de legumes e farinha), siri e ostra são comuns nos pratos cearenses. O camarão também aparece com frequência, normalmente em receitas com leite de coco, muito consumido na região.
Mas nem só de peixe vive a culinária cearense. Arroz, feijão, manteiga e queijo se combinam em um dos pratos mais tradicionais de lá: o baião de dois. Do sertão também vem a carne de sol com paçoca ou macaxeira, e para os mais corajosos, o local é terra da buchada e do guisado de carneiro.
Tapiocas, cocadas e as famosas castanhas de caju – o estado é um dos principais exportadores do insumo – são encontradas em todos os cantos de Fortaleza.
Os encantos vão além dos limites do município, e quem sai da capital para conhecer outros destinos não se arrepende. O primeiro deles e um dos mais famosos da região está há poucos quilômetros da cidade.
O Beach Park é o parque aquático mais famoso do Brasil e reserva atrações para todas as idades. Das piscinas com ondas artificiais ao radical insano (são 41 metros em queda livre e é possível chegar a 105km/h), o complexo merece pelo menos um dia dedicado a ele.
Um pouquinho mais distante de Fortaleza ficam as praias de Canoa Quebrada (170 km) e Jericoacoara (300 km). Apesar da distância, ambas merecem ser visitadas. A primeira encanta por suas falésias coloridas e mar esverdeado, enquanto a segunda impressiona por sua extensão, mar tranquilo e ruelas cobertas de areia da praia. Em Jeri, como é carinhosamente chamada, também fica a Lagoa do Paraíso, com redes na água onde é possível se desligar completamente da loucura do dia a dia.
Por mais que o litoral seja o principal cartão postal da cidade, a região central de Fortaleza reúne belas surpresas ao visitante. A Catedral Metropolitana, com suas torres de 75 metros, é um dos marcos arquitetônicos da cidade, ao lado da Fortaleza Nossa Senhora da Assunção (construída em 1649) e do Palacete do Ceará.
Outra obra que merece atenção é o Teatro José de Alencar, que ao estilo Art Noveau, foi inaugurado em 1910. E,para encerrar a visita, o Mercado Central reúne, em quatro andares, mais de 600 lojinhas com os mais variados produtos, variando de ingredientes ao artesanato regional.
http://www.ceara.com.br/cepg/culinaria.htm
http://viagemeturismo.abril.com.br/cidades/fortaleza/
http://www.dicaseturismo.com.br/fortaleza-ceara/
http://www.feriasbrasil.com.br/ce/fortaleza/