Doenças que podem ser prevenidas com uma boa alimentação

2018-06-14 08:00:41
Categorias: Dicas

Sabe o ditado “somos aquilo que comemos”? Pode até parecer bobagem, frase de efeito, mas não poderia ser mais verdadeiro. Nossos hábitos alimentares não estão apenas relacionados ao controle de peso e manutenção da pele: diversas doenças e problemas de saúde podem ser evitados — ou favorecidos — de acordo com o que consumimos.

Tem alguma dúvida a respeito? Confira abaixo quais doenças podem ser prevenidas por meio de uma boa alimentação!

1. Problemas cardiovasculares

Quando o assunto é coração, uma dieta saudável é traz grandes benefícios. Uma alimentação rica em fibras, com baixo teor de sódio e de gordura saturada diminuem os riscos de doenças cardiovasculares, como pressão alta, infarto e entupimento das veias.

O famoso ômega 3, por exemplo, ajuda na manutenção do colesterol. A substância possui ação anti-inflamatória, regula a pressão arterial e tem ação antiplaquetária, ou seja, evita o acúmulo das plaquetas que resultam em trombos.

2. Câncer

O risco de desenvolver câncer está relacionado a diversos fatores. Entre eles, estão os maus hábitos alimentares. Para evita a doença do século, uma boa alimentação é fundamental e, sejamos sinceros, fácil de colocar em prática.

Frutas e vegetais, por exemplo, estão associados à redução do risco de diversos tipos de câncer. Ricos em bioflavonoides, antioxidantes e fibras, esses alimentos evitam o aparecimento das doenças.

As fibras também são importantes. Por proporcionarem o bom funcionamento do intestino, protegendo-o. Elas aceleram a passagem dos restos alimentares pelo órgão, diminuindo as chances de desenvolver um tumor. De quebra, elas possuem baixo valor calórico e também evita o surgimento de câncer ligado ao excesso de gordura.

3. Colesterol

Pode parecer paradoxal, mas consumir gorduras é uma excelente forma de combater o colesterol ruim. O próprio colesterol, aliás, é um tipo de gordura necessário para o bom funcionamento do organismo, pois faz parte da estrutura das membranas celulares e da produção de hormônios. A substância está nos ovos, carnes, leite e derivados. Mas fique atento à quantidade para que o feitiço não vire contra o feiticeiro!

Azeite de oliva, abacate e oleaginosas também fazem parte do time das gorduras boas. Por serem insaturadas, elas ajudam a reduzir o nível de colesterol ruim (LDL) e aumentar o bom (HDL).

Para controlar as taxas de colesterol no sangue, aposte em uma alimentação rica em verduras, legumes, frutas e cereais integrais.

4. Obesidade

Doença crônica caracterizada pelo excesso de gordura corporal, a obesidade é causada por fatores genéticos, psicológicos e ambientais. Neste último, se destacam a ingestão de calorias em excesso e o sedentarismo.

O problema pode ser prevenido com uma boa alimentação, e a estratégia é mais eficaz se os hábitos alimentares forem saudáveis desde cedo. Frutas, verduras, cereais e carnes magras, por exemplo, são escolhas que ajudam a manter a obesidade longe.

5. Gastrite

Podendo ser crônica ou aguda, a gastrite pode ser definida como uma inflamação na mucosa do estômago. As causas são diversas: infecção pela bactéria h. pylori, estresse, hereditariedade e, claro, má alimentação.

Neste caso específico, entendemos “má alimentação” não apenas o consumo de alimentos inapropriados, mas o hábito de passar muito tempo sem ingerir nada e, durante as refeições, exagerar na quantidade.

Para evitar essa doença gástrica, o ideal é fracionar as refeições, comendo mais vezes ao dia e em porções menores. Também é recomendado limitar o consumo de frituras, álcool, doces, insumos à base de cafeína, bebidas gaseificadas e alcoólicas, alimentos ácidos e condimentados.

A lista das doenças que podem ser prevenidas com uma boa alimentação é extensa, mas essas são as mais recorrentes. Adotando uma dieta saudável, você reduz significativamente as chances de desenvolver esses problemas e quaisquer outros provenientes de hábitos alimentares ruins.

Permaneça no blog e descubra 5 mudanças no cotidiano para deixar sua vida mais saudável!

Posts Relacionados

Comentar

Compartilhar