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Dicas para uma ceia de Natal gostosa e saudável

2017-12-22 16:19:56
Categorias: Dicas

Entre a quantidade de coisas boas que o fim do ano traz, uma das melhores é a ceia de Natal. Com a família reunida, a mesa se enche de pratos deliciosos: pernil assado, aves recheadas, salpicão, farofa. Isso sem citar os doces, como mousses, manjar de coco e a tradicional rabanada!

Apesar de deliciosos, esses pratos podem ser pesados e não cair bem. Mas não se preocupe, pois tudo tem solução! E foi pensando em ajudá-lo a preparar uma ceia de Natal saborosa e mais saudável que preparamos este post. Confira nossas dicas!

1. Use azeite extra virgem ou óleo de oliva

Que tal fritar sua rabanada, temperar sua salada e refogar os temperos com o óleo de oliva em vez dos óleos tradicionais? Ele é mais leve e, de quebra, é neutro. Em outras palavras, não transfere sabores ao seu prato. Use-o também para cozinhar outros alimentos e aposte no azeite extra virgem para as finalizações. Seja monovarietal ou não, o azeite é ótimo para incrementar saladas e peixes (o bacalhau é uma combinação perfeita para o azeite).

2. Abuse das oleaginosas

Castanhas, nozes, amêndoas e uma infinidade de oleaginosas também ganham espaço na mesa de Natal. Abuse delas em seus preparos! Além de saborosas, elas são extremamente saudáveis. Elas são ricas em ômega-3, minerais e vitaminas, que colaboram para uma vida mais saudável.

Experimente adicioná-las em seu arroz de Natal, no recheio do peru e no mix de folhas verdes, por exemplo. Elas também ficam deliciosas na farofa (se possível, troque o bacon por castanhas), dando uma crocância especial ao prato. Versáteis, você ainda pode aproveitá-las nas preparações das sobremesas natalinas.

3. Reduza o sal

Não é novidade para ninguém que o excesso de sal traz prejuízos ao organismo. Ele retém líquidos, aumenta a pressão arterial e os riscos de desenvolver osteoporose. Então tente diminuir a quantidade de sal nos seus pratos, substituindo-o por ingredientes mais saudáveis. Veja algumas sugestões que podem tomar o lugar do sal:

  • alho – combina com carnes, deixando-as mais saborosas. Estimula a respiração, reduz o colesterol e favorece a vasodilatação;
  • cebola – realça o sabor dos alimentos. Melhora a circulação, previne contra o envelhecimento e ajuda a controlar a pressão;
  • gengibre – tradicional nos biscoitos natalinos americanos, pode ser usado tanto em doces quanto em salgados, perfumando e temperando os pratos. É diurético, antitrombótico e antidepressivo;
  • pimentas – há diversas opções, que podem deixar o prato picante, conferir um novo sabor ou apenas realçar o gosto da receita. Reduzem o colesterol, melhoram o sistema imunológico e auxiliam na digestão;
  • limão – excelente para temperar saladas e peixes. Regula a absorção de açúcares, controla a pressão arterial e melhora a imunidade;
  • coentro – quando usado com moderação, dá frescor e perfume às receitas, especialmente frutos do mar. Melhora a digestão, ajuda o sistema nervoso central e fortalece os ossos;
  • hortelã – outra erva que dá frescor, elegância e aroma aos pratos. Tem ação analgésica, antioxidante e alivia problemas estomacais;
  • manjericão – fantástico para molhos, tomates, carnes, frangos e peixes. Melhora o fluxo sanguíneo, é antioxidante e anti-inflamatório;
  • alecrim – vai bem com ensopados, molhos e carnes. Combate úlceras gástricas, é antibacteriano e antioxidante;
  • salsinha – combina com legumes, assados, massas, carnes vermelhas e aves. Combate cólicas, infecções urinárias e problemas renais.

Viu como não é tão difícil ter uma ceia de Natal saudável e ao mesmo tempo saborosa? Basta refletir sobre os ingredientes que costumamos usar e, quando eles apresentem algum prejuízo ao organismo, substituí-lo por outro. E o melhor de tudo é que isso não compromete o sabor do prato, bem pelo contrário: pode deixá-lo ainda melhor!

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