22-12-2017 16:19:56
Categorias:
Dicas
Entre a quantidade de coisas boas que o fim do ano traz, uma das melhores é a ceia de Natal. Com a família reunida, a mesa se enche de pratos deliciosos: pernil assado, aves recheadas, salpicão, farofa. Isso sem citar os doces, como mousses, manjar de coco e a tradicional rabanada!
Apesar de deliciosos, esses pratos podem ser pesados e não cair bem. Mas não se preocupe, pois tudo tem solução! E foi pensando em ajudá-lo a preparar uma ceia de Natal saborosa e mais saudável que preparamos este post. Confira nossas dicas!
Que tal fritar sua rabanada, temperar sua salada e refogar os temperos com o óleo de oliva em vez dos óleos tradicionais? Ele é mais leve e, de quebra, é neutro. Em outras palavras, não transfere sabores ao seu prato. Use-o também para cozinhar outros alimentos e aposte no azeite extra virgem para as finalizações. Seja monovarietal ou não, o azeite é ótimo para incrementar saladas e peixes (o bacalhau é uma combinação perfeita para o azeite).
Castanhas, nozes, amêndoas e uma infinidade de oleaginosas também ganham espaço na mesa de Natal. Abuse delas em seus preparos! Além de saborosas, elas são extremamente saudáveis. Elas são ricas em ômega-3, minerais e vitaminas, que colaboram para uma vida mais saudável.
Experimente adicioná-las em seu arroz de Natal, no recheio do peru e no mix de folhas verdes, por exemplo. Elas também ficam deliciosas na farofa (se possível, troque o bacon por castanhas), dando uma crocância especial ao prato. Versáteis, você ainda pode aproveitá-las nas preparações das sobremesas natalinas.
Não é novidade para ninguém que o excesso de sal traz prejuízos ao organismo. Ele retém líquidos, aumenta a pressão arterial e os riscos de desenvolver osteoporose. Então tente diminuir a quantidade de sal nos seus pratos, substituindo-o por ingredientes mais saudáveis. Veja algumas sugestões que podem tomar o lugar do sal:
Viu como não é tão difícil ter uma ceia de Natal saudável e ao mesmo tempo saborosa? Basta refletir sobre os ingredientes que costumamos usar e, quando eles apresentem algum prejuízo ao organismo, substituí-lo por outro. E o melhor de tudo é que isso não compromete o sabor do prato, bem pelo contrário: pode deixá-lo ainda melhor!
Acompanhe-nos no Facebook e fique por dentro de mais dicas como essas!