02-09-2017 16:04:37
Categorias:
Dicas
Quando assistimos a programas culinários tudo parece fácil, mas quem já se aventurou pela cozinha sabe que nem sempre é assim. Para transformar ingredientes em pratos deliciosos requer, além de prática, muita técnica. No entanto se você é cozinheiro de final de semana alguns truques podem ajudá-lo a deixar suas receitas semelhantes às de chefs estrelados.
Você sabia, por exemplo, que é possível salvar o arroz queimado? E que não é necessário acrescentar óleo para cozinhar o macarrão? Não? Então confira agora essas 10 dicas que vão facilitar sua vida ao fogão!
O segredo para que ela fique macia por dentro e crocante por fora é fritar duas vezes. Comece fritando as batatas até que fiquem um pouco esbranquiçadas. Retire da frigideira e deixe-as secarem por 30 minutos sobre um papel absorvente. Depois disso, devolva-as ao óleo quente e termine a fritura.
Quando saltear algo, comece esquentando apenas a panela. Acrescente o óleo ou a manteiga apenas quando a superfície estiver bem quente. Quer saber se a temperatura está correta? Espirre um pouco de água na frigideira. Se o líquido evaporar imediatamente, é hora de saltear. Coloque o óleo e, em seguida, o alimento. Mexa sempre para evitar grudar no fundo.
Fritar alimentos em imersão requer alguns cuidados e macetes. O primeiro é escolher uma panela bem funda para que o óleo cubra toda a comida. No entanto, nunca ultrapasse a metade da panela. Acrescente o insumo apenas quando o óleo estiver bem quente – para testar, coloque o cabo da colher de madeira na panela. Se o óleo borbulhar, está pronto.
Para evitar que a gordura espirre, utilize uma escumadeira para colocar o alimento na panela. Nada de jogar as batatas no óleo quente! Frite poucas quantidades de cada vez para garantir que nada ficará cru.
Nem tudo está perdido quando o arroz queima no fundo. Se isto ocorrer, desligue a panela, coloque uma fatia de pão branco por cima do arroz, tampe e espere 5 minutos. O pão absorve o gosto de queimado. Depois, é só servir a comida dispensando o fundo.
O segredo para o macarrão não ficar grudado é usar uma panela bem grande no cozimento. Ferva bastante água, acrescente sal grosso e espere que derreta. Apenas depois disso acrescente o macarrão. Quando a massa começar a amolecer, mexa para que fique tudo imerso.
Quando for adicionar temperos frescos, como manjericão, ao molho de tomate faça isso um pouco antes de desligar o fogo. Você vai garantir o máximo de sabor.
A cenoura não vai alterar o sabor, mas vai deixar seu molho com uma cor mais viva, além de mais nutritivo. Acrescente-a durante o cozimento e retire-a apenas antes de servir.
Se seu prato leva raspas de limão ou laranja, certifique-se de usar apenas a parte colorida da casca. Aquela camada branca que fica logo abaixo amarga a receita.
Quando você faz isso, as bactérias que estão na superfície do alimento e seriam destruídas com o calor vão para o interior da carne. Isso contamina o insumo.
O ideal é que você salgue a receita aos poucos, sempre provando. Mas se você passar do ponto, acrescente uma batata à panela. Ela possui bastante água e vai absorver parte do sal.
Coloque essas dicas em prática! Você verá que sua vida na cozinha ficará mais fácil e suas receitas, mais saborosas!