10 de julho: Dia Mundial da Pizza

2018-07-10 10:49:47
Categorias: Receitas

Você acha que a pizza que você come tradicionalmente aos finais de semana com a sua família e amigos é a mesma que a saboreada por outras gerações? E, ainda, que ela foi mesmo criada pelos italianos? Pois saiba que não!

Há seis mil anos, hebreus e egípcios já consumiam uma fina camada de massa assada em forma de disco, conhecida como “pão de Abrahão” ou “piscea”, feita de uma mistura de farinha e água. Depois, cerca de três séculos antes de Cristo, os fenícios acrescentaram uma cobertura de carne e cebola.

E foi durante as Cruzadas, no século 11, que a ideia foi absorvida pelos turcos e o pão fino e redondo chegou ao porto de Nápoles, na Itália. Nesta época, ela ainda era dobrada ao meio, como um sanduíche ou calzone, para ser consumida.

Um tempo depois, os napolitanos aperfeiçoaram a receita utilizando um trigo de melhor qualidade e novas coberturas, como o queijo. Só mais tarde, no século 16, que o tomate, vindo da América, foi incorporado à pizza. Mas a sua popularização mundial aconteceu com os norte-americanos, ao término da 2ª Guerra Mundial.

E você sabe como a mais famosa de todas as pizzas foi criada? Em 1889, um padeiro – e também considerado o primeiro pizzaiolo da história – fez uma pizza imitando as cores da bandeira italiana, a pedido do rei Umberto e da rainha Margherita. As cores dos ingredientes utilizados - mussarela, tomate e manjericão – faziam uma alusão à bandeira e o bom resultado fez com que o pizzaiolo desse nome ao prato de Margherita. 

Pizza Margherita

Aprenda a fazer uma pizza

Ficou inspirado? Então que tal aproveitar o embalo e fazer a sua própria pizza?

Na receita abaixo você aprenderá a fazer uma pizza caprese, que leva mussarela e mussarela de búfala, tomates e deliciosas azeitonas.

Ingredientes para a massa:

15g de fermento biológico fresco

1 colher de sopa de açúcar

10ml de azeite extravirgem La Violetera

1 colher de sopa de sal

700g de farinha

300ml de água mineral em temperatura ambiente

Molho de tomate:

Molho

Utilize a Passata da La Violetera, ideal para molhos, produzida com tomates típicos da Itália, natural e sem adição de conservantes. Este produto está disponível em duas versões: Passata Pomodori 680g e Passata Di Pomodori Mastroiani 420g

Ingredientes para o recheio:

150g de mussarela de boa qualidade em fatias

8 fatias de tomate caqui

8 folhas de manjericão-gigante

8 fatias grossas de mussarela de búfala no soro

E para finalizar, a nossa dica é a colocação de azeitonas verdes fatiadas sem caroço La Violetera, um fio de azeite e, até mesmo, um pouco de alho frito granulado, pronto para consumo, por cima dos demais ingredientes.

Modo de preparo da massa:

  1. Disponha em uma vasilha o fermento biológico e o açúcar e misture até derreter.
  2. Junte o azeite e o sal.
  3. Misture com uma das mãos e junte a água.
  4. Misture mais uma vez e coloque a farinha aos poucos, trabalhando com uma das mãos. É bem mais fácil misturar a farinha em várias etapas.
  5. A massa deve levar cerca de uns dez minutos para começar a se soltar das mãos. Trabalhe-a, então, mais 5 minutos, sem sovar, para ela ficar lisa, no ponto.
  6. Deixe descansar durante 2 horas.
  7. Faça bolas de 120 gramas e deixe descansar por mais duas horas.

Modo de preparo da pizza:

  1. Abra a massa, coloque a Passata sobre a massa e espalhe bem, usando uma colher.
  2. Disponha a mussarela e leve ao forno.
  3. Retire a pizza assada e coloque por cima as fatias de tomate-caqui. Sobre cada tomate, coloque uma folha de manjericão com uma fatia de mussarela de búfala por cima.
  4. Para terminar, distribua as azeitonas e demais complementos sobre as fatias de mussarela.

Acesse a nossa página de produtos e confira tudo que a La Violetera pode oferecer para te ajudar a desenvolver esta receita deliciosa!

Fonte: Veja SP

Posts Relacionados

Comentar

Compartilhar