Cozinha Mediterrânea: A culinária que vem ganhando o mundo

16-04-2021 11:35:59
Categorias: Dicas , Regiões

Cozinha Mediterrânea: A culinária que vem ganhando o mundo
Qualidade e sabor são as principais características desta culinária que tem ganhado cada vez mais adeptos. A cozinha mediterrânea busca sempre utilizar produtos naturais e leves, preza apenas pelo cozimento dos alimentos (sem frituras) e reúne sabores marcantes.

Patrimônio da Unesco, a gastronomia dos países banhados pelo mar Mediterrâneo virou moda entre os que buscam uma dieta mais saudável e até para os que visam o emagrecimento. Mas essa preferência não aconteceu à toa - confira algumas curiosidades da cozinha mediterrânea para entender.

Azeite
Um dos símbolos mais fortes desta rica culinária é o azeite, responsável por aguçar sabores e dar um toque todo especial às receitas. Além do sabor que oferece, ele possui gorduras boas que oferece benefícios à saúde – se consumido com moderação.

Espécies de flores comestíveis
Nem as flores passam despercebidas na cozinha mediterrânea. A alcachofra, a alcaparra, a lavanda e os botões de margarida são muito utilizados na preparação dos pratos.

Frutas, vegetais e pescados
Por ser uma região marítima, esta culinária é forte na criação de peixes, mariscos, moluscos e crustáceos. Por isso, a maioria das receitas leva pelo menos um destes ingredientes – sempre fresquinhos.

Menos carne
Mesmo tendo o cordeiro e o porco (grelhado ao em espeto) entre as proteínas principais, o consumo de carne vermelha é baixíssimo na região. E sempre que preparadas, elas passam horas marinando para ganhar o sabor dos temperos.

Oleaginosas são ricas em sabor e nutrientes
As oleaginosas (ricas em proteínas, vitaminas, minerais e gorduras insaturadas) são muito utilizadas no preparo de diversos pratos – seja para compor receitas apenas com vegetais ou até mesmo para dar um sabor especial aos pescados. Castanhas, nozes e amêndoas são as mais consumidas.

Vinho no acompanhamento
Em qualquer lugar do mundo, um bom vinho é sempre a melhor pedida para acompanhar pratos especiais. A única diferença é que na região do Mediterrâneo é quase regra, pois os desfrutam em quase todas as refeições.

Gostou de conhecer mais sobre essa culinária que vem ganhando lugar nos corações e paladares de pessoas pelo mundo todo? Então, acompanha as receitas que preparamos toda semana, junto com a Chef Dandhara Lino. Você pode acompanhar os passos aqui no nosso blog, nas nossas redes sociais ou no canal do YouTube.

Aproveita e acessa nosso site para conferir produtos que são bastante utilizados nesse estilo de cozinha, clique aqui.

Compartilhar

Desenvolvido por Bruc Internet