images
Entregamos em todo Brasil
 Receba no conforto de sua casa
images
Retirar
Na Loja
Rua Gen. Carneiro, 1411 em Curitiba - PR
images
Entregas rápidas
Despacho em até 2 dias úteis
images
Entregamos em todo Brasil
 Receba no teste de sua casa
images
Retirar na loja em Curitiba-PR
Opte por buscar sua compra na loja
images
Despacho em até 2 dias úteis
Entregamos com agilidade

Costa Norte do Peru

2017-03-25 19:28:55
Categorias: Regiões

Quem pensa que as belezas do Peru se concentram no clássico circuito Cusco-Lima-Machu Pichu não poderia estar mais enganado. Combinando praias paradisíacas com sítios arqueológicos de reconhecimento internacional, a Rota Moche, na costa norte do país, é repleta pelo mistério e misticismo que envolvem as civilizações pré-colombianas Moche, Chumú e Sicán.

A região ainda tem grande influência na economia peruana, visto que é uma das principais produtoras de aspargos do país – atualmente o maior exportador mundial do produto.

A cultura Moche dominou quase todo o norte do Peru ao longo de vários séculos, e até hoje impressionantes descobertas sobre esta civilização são feitas, especialmente no norte peruano. Locais como Chan Chan, a maior cidade de barro da época pré-colombiana e patrimônio cultural protegido pela UNESCO) e as grandes pirâmides do Sol e da Lua encantam viajantes que se aventuram neste destino pouco explorado.

rota-moche

Além dos legados históricos, é notória a influência espanhola na arquitetura de cidades como Trujillo, onde existem diversas igrejas, casas com fazenda, ruas empedradas e mansões coloniais e republicanas.

rota-moche

Na Rota Moche, surfistas e pescadores são atraídos pelas praias. Puerto Chicama, em Trujillo, possui a onda esquerda mais longa do mundo, e em Huanchaco, os atletas dividem o espaço com pescadores, que trabalham em seus tradicionais “cavalitos de colmo”.

rota-moche

Na orla, os restaurantes preparam pratos deliciosos à base de marisco e peixe, principalmente.

A cerca de 250 km de Trujullo, a cidade de Chyclaio abriga o Tucume, um grandioso complexo de 26 pirâmides de terra que foram habitadas por famílias de etnia lambayeque, que habitaram a região entre 800 d.C. a 1.000 d.C.).

rota-moche

Não muito longe dali fica o complexo “El Brujo”, onde foi encontrado o túmulo da Dama de Cao, uma jovem com cerca de 25 anos cujos vestígios indicam o único matriarcado da América do Sul.

rota-moche

A gastronomia da região é um atrativo à parte. Considerada a melhor do Peru, as receitas são centenárias e preparadas com insumos naturais e variados. A riqueza culinária se sustenta na mestiçagem das culturas e na grande diversidade de produtos tirados da terra.

rota-moche

As técnicas pré-colombianas permitem a preparação de sopas, ensopados e peixes crus. Na Rota Moche, pratos em que os protagonistas são os frutos do mar conquistam pela apresentação e pelo paladar.

Fontes:
https://www.comexdobrasil.com/peru-avanca-se-transforma-num-dos-maiores-exportadores-de-frutas-frescas-hortalicas-da-al/
http://brasil.gastronomia.com/noticia/4789/peru-e-o-maior-exportador-mundial-de-aspargos-e-quinua
http://www.trilhaseaventuras.com.br/rota-moche-nova-machu-picchu/
http://agenciadiariodebordo.com/site/rota-moche/
http://www.jornaldaorla.com.br/noticias/14912-peru-e-historia-cultura-aventura-e-gastronomia/
http://www.limamentor.com/pt/natureza-arqueologia-na-rota-moche/

Posts Relacionados

Comentar

Compartilhar