SAC 0800 041 3600 Televendas (41) 3579-8080

Conheça Modena

25-03-2017 19:44:06
Categorias: Regiões

Conheça Modena

modena

A apenas 60 km de Bolonha, a cidade é cheia de tradições artísticas-culturais e gastronômicas.

Além dos filhos ilustres, o local também é a terra do Lambrusco, do queijo Parmigiano Reggiano e do verdadeiro aceto balsâmico.

Modena

Um pouco de história

Antiga cidade de origem etrusca, Modena foi uma colônia romana em 183 a.C.. É atravessada pela antiga estrada romana Via Emilia, que abriga os principais monumentos e os pórticos que, durante o inverno, permitem às pessoas transitarem no centro da cidade abrigadas da chuva e do frio.

modena

A cidade foi um domínio da poderosa e lendária Condessa Matilde Canossa. Após sua morte, em 1115, suas propriedades foram transferidas aos domínios da Santa Sé – visto que ela não deixou herdeiros – até ser incorporada aos domínios da Família Este, que por muitos séculos governaram a região.

Modena

Em Modena está uma das mais antigas universidades do mundo, a Università degli Studi di Modena e Reggio Emilia, fundada em 1175. Cinco séculos depois de abrir as portas, o centro de estudos começou a expandir, tornando-se tradicional por seus cursos de economia, medicina e direito. Na Biblioteca Estense estão milhares de volumes históricos e 3.000 manuscritos.

Modena

O que fazer

Marcos históricos, como a catedral Duomo di Modena, a Torre Cívica – que pode ser vista de qualquer ponto da cidade – e a Piazza Grande são consideradas Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

Modena

Antigo e moderno se mesclam nas ruas do centro da cidade, com casinhas de cores vibrantes se destacando entre os inúmeros prédios históricos que a cidade abriga.

A atmosfera medieval da cidade pode ser sentida na Pizza Grande, o principal ponto turístico de Modena. Em meio à arquitetura da Idade Média, cafés e lojas compõem um cenário que transcende milênios, proporcionando ao visitante uma verdadeira viagem pelo tempo.

Modena

Por lá, os apaixonados por automobilismo podem sentir a adrenalina de pilotar uma Ferrari, no Autódromo di Modena, e visitar o Museo Casa Enzo Ferrari. Com uma coleção enorme de carros da marca, o museu fica na antiga residência de Enzo, conta com uma exposição sobre sua vida e uma réplica de seu escritório com diversos artefatos.

modena

Gastronomia

Outra atração imperdível é o tour na Pedroni, uma das mais antigas fábricas de aceto balsâmico. O passeio termina com um almoço na Osteria di Rubbiara, quando é possível degustar as variedades do “ouro líquido”. 

Modena

Como em qualquer canto da Itália, Modena é um centro gastronômico sem igual. É lá que fica a famosa Osteria Francescana, detentora de três estrelas Michelin e por várias vezes considerado o melhor restaurante do mundo.

Modena

A gastronomia da região é dividida em duas:

- A cozinha Emiliana, que é grassa (gorda), saborosa e condimentada. Mais comum em Bolonha, a principal característica é a massa com molhos densos. De lá vieram alguns dos famosos pratos italianos, como a lasanha de ragu de carne, o tagliatelli à bolonhesa e o polpettone.

modena

- A cozinha Romagnola é mais simples e rude, sendo classificada de “caipira” por alguns especialistas. Por estar na zona costeira, peixes e crustáceos estão presentes nos pratos, principalmente em molhos que acompanham as pastas. Deste estilo vieram receitas como o cappelletti in brodo e o gnocchi.

Modena

Fontes:
http://www.romanica.it/portoghese/por_modena.htm
http://www.aprendizdeviajante.com/index.php/2014/03/23/italia-roteiro-de-1-dia-em-modena-na-emilia-romagna/
http://www.milaonasmaos.it/modena-terra-de-ferrari-pavarotti-e-muito-mais/
http://www.cafeviagem.com/roteiro-modena-italia/
http://parlandoditalia.blogspot.com.br/2010/09/modena.html
http://www.comerecocaresocomecar.com.br/2012/12/o-que-comer-na-emilia-romagna-italia.html

Posts Relacionados

Compartilhar