Promoções

Como são secas as frutas secas?

2019-07-10 16:52:09
Categorias: Produtos

As frutas secas são excelentes fontes de nutrientes, extremamente práticas, saudáveis e deliciosas. Mas para chegar até você, elas passam por um extenso processo, desde a colheita, seleção e desidratação através da evaporação da água. Este processo é muito antigo e foi desenvolvido para que pudéssemos ter frutas o ano todo, e não apenas nos períodos de safra, uma vez que as frutas secas podem ser conservadas por muito mais tempo do que a fruta in natura.
Existem dois métodos que são mais comuns de se utilizar para a desidratação das frutas, a secagem ao sol e a utilização de estufas. O processo pode até mesmo ser combinado. A secagem ao sol é a técnica mais simples, que consiste basicamente em deixar as frutas expostas ao sol. Porém, como é o caso da uva-passa, a técnica leva em média 5 dias para que a fruta seque e depende das condições climáticas. O outro método é através da estufa com ar seco e quente, este método é mais rápido, leva em torno de 24 horas para secar a fruta. Posteriormente as frutas passam por um processo de pesagem, seleção, retirada de galhos e pedúnculos, lavagem, classificação e somente depois são embaladas.
Apesar de perder quase toda a água, as frutas secas não perdem nenhum nutriente. A redução da água faz com que os nutrientes fiquem mais concentrados, é por conta disso que parecem mais docinhas do que a fruta in natura: a frutose (açúcar natural da fruta) fica mais concentrada. Além disso, você consegue consumir em maior quantidade, afinal, é mais fácil comer 5 ameixas secas do que 1 in natura, dessa forma você consegue ingerir diariamente a quantidade recomendada de fibras.
Na correria do dia a dia, as frutas secas são uma opção prática e saudável, basta abrir um pacote e ingerir. Fácil de levar para o trabalho, aula, academia...Muito mais prático do que ter que lavar e descascar as frutas que, além de mais trabalhosas, ocupam mais espaço e duram menos tempo.
Tenha sempre um pacote de frutas secas na bolsa, isso com certeza te ajudará a manter-se saudável.

Posts Relacionados

Compartilhar