Como são feitas as Frutas Cristalizadas

25-03-2017 21:44:48
Categorias: Produtos

Como são feitas as Frutas Cristalizadas

Há quem ame, há que odeie, mas não há meio termo quando o assunto é fruta cristalizada. Mas se você, assim como nós, faz parte do primeiro time, saiba que esses quadradinhos deliciosos vão muito além das receitas de panetone. Usadas na Colomba Pascal (receita aqui), em pães e bolos, elas também podem ser aproveitadas – pasmem – para pratos salgados. No entanto, como são feitas essas delícias?

PROCESSO DE PRODUÇÃO

Segundo a Anvisa, o processo de cristalização nada mais é do que a substituição de parte da água presente nas frutas por açúcar. O procedimento, além de resultar em doces saborosos, diminui o desperdício de alimentos. A lógica é simples: por serem perecíveis, frutas são alimentos cuja conservação e mais delicada.

Fatores como armazenamento, temperatura e manuseio influenciam em sua vida útil. Em alguns casos, os agricultores não conseguem dar a atenção necessária a toda a sua produção, e nestas situações a cristalização é uma alternativa interessante, pois torna o alimento mais resistente.

Para obter tal resultado, as frutas – na La Violetera são usados mamão verde, mamão vermelho e laranja da terra – passam por uma série de processos, começando pelo descascamento e corte.

As cítricas normalmente são lixadas para remover as imperfeições da casca e todas as sementes e caroços são removidos. Feito isto, o alimento é pré-cozido para amolecer a polpa e as frutas cítricas passam por um período de curtimento, cuja finalidade é remover seu amargor.

Após esta etapa, prepara-se um xarope com água potável e açúcar. Seu aspecto é liso, transparente, livre de cristais e não pode caramelizar, pois isto escurece a matéria-prima. Este líquido é usado na saturação das frutas, processo em que o suco é substituído pelo açúcar do xarope.

Por último, faz-se a cristalização, em que os frutos são aquecidos e drenados. Voilá, estão prontas! Agora só escolher uma receita e acrescentar este saboroso ingrediente!

Fontes:

http://www.tecnologiaetreinamento.com.br/gastronomia-padaria/receita-caseira/frutas-cristalizadas-preparo-dos-frutos/

http://blogsyngenta.com.br/frutas-cristalizadas/

Compartilhar

Desenvolvido por Bruc Internet