Como a Páscoa é comemorada em 4 países

2018-03-29 19:32:24
Categorias: Regiões

Sabemos que a Páscoa se aproxima quando vamos ao supermercado e nos deparamos com pergolados repletos de ovos de chocolate. Essa é uma tradição do brasileiro, que presenteia as pessoas com a guloseima e comemora o feriado com um almoço regado a bacalhau ao lado da família.

Mas a Páscoa é mais que isso: depois do Natal, esta é a segunda data mais importante do calendário cristão. E, acredite, não é em todo lugar que se celebra a ressurreição de Cristo como descrevemos acima. Diversos países têm uma tradição própria para a Páscoa. Algumas delas você confere logo abaixo!

1. Alemanha

No país, a Páscoa é comemorada junto com o início da Primavera. Para marcar a data, os alemães decoram suas casas, e o principal item é o ovo de galinha, que é esvaziado por meio de um pequeno furo e depois tem sua casca pintada. Os ovos são pendurados nas árvores e enfeitam vasos, normalmente.

Também é uma tradição alemã cozinhar os ovos, pintá-los e escondê-los para que as crianças os encontrem. Isso tem origem no costume de suspender o consumo de carne e ovos durante a quaresma. Assim, eles são decorados para ficarem diferentes dos ovos frescos e, no domingo, podem ser consumidos.

Já nas igrejas, as missas ficam especiais. A celebração começa por volta das 22h e é acesa uma fogueira em frente à igreja. Com este fogo, acende-se a vela pascal e, a partir dela, todos os participantes acendem suas próprias velas. O espaço fica iluminado apenas pelas chamas e se dá início à leitura de salmos, cantos e orações.

2. Austrália

Por lá, um mamífero também representa a Páscoa. Mas não é um coelho, e sim um marsupial que corre risco de extinção: o bilby. Uma das razões é que os coelhos são uma praga no país, enquanto o pequeno bilby precisa de atenção para continuar existindo.

Na Austrália também é comum presentear pessoas com chocolate durante esta época, mas o apelo comercial é menor. Já o feriado é mais longo: engloba a sexta e a segunda-feira após o domingo de Páscoa.

3. Bermudas

O arquipélago caribenho tem um ritual bonito e divertido. A Páscoa é comemorada com um festival de pipas, que simbolizam a ascensão de Cristo ao céu. O evento é na Sexta-feira Santa e dizem que a ideia foi criada por um professor do Exército Britânico, que elaborou uma pipa em formato de cruz para explicar a ascensão de Jesus aos seus alunos.

Depois do festival, as famílias se reúnem para uma refeição com muito bolinho de bacalhau e pequenos pães enfeitados com uma cruz em cima.

4. Finlândia

Assim como acontece na Alemanha, a Páscoa finlandesa coincide com a chegada da primavera e, de acordo com costumes antigos, com o renascimento da natureza. Assim, as comemorações da data são repletas de tradições dos povos nórdicos misturadas com hábitos cristãos.

No Domingo de Ramos — que antecede o Domingo de Páscoa — as crianças se vestem com lenços coloridos e pintam o rosto de vermelho, imitando as velhas bruxas. Elas carregam galhos de salgueiro decorados com flores, fitas coloridas e penas e saem para pedir guloseimas na vizinhança, no melhor estilo Halloween.

Mas, diferente do que ocorre na terra do Tio Sam, os doces são trocados pelos ramos, que fazem as vezes de amuleto da sorte para os donos das casas. Na região da Finlândia Ocidental, a brincadeira acontece no Sábado de Aleluia. Nesse dia, muitos vilarejos mantêm a tradição de acender fogueiras para espantar os espíritos malignos e garantir um Domingo de Páscoa tranquilo.

Para a refeição de Páscoa, os finlandeses apostam em pernil de carneiro para o prato principal e algumas sobremesas típicas. Entre elas, ganha destaque a pasha, um pudim feito de coalhada, ovos, manteiga, creme de leite e frutas cristalizadas.

Viu como a Páscoa é comemorada de diferentes maneiras ao redor do mundo? Cada sociedade tem suas tradições e rituais, tornando esta data ainda mais especial e bonita.

E você, já se preparou para o feriado? Confira nossa receita de Páscoa e surpreenda toda a família no almoço de domingo!

Posts Relacionados

Comentar

Compartilhar