Aspargos: Usos e benefícios

2017-03-24 18:55:52
Categorias: Receitas

Aspargos: Usos e benefícios

Ingrediente da gastronomia alemã desde a Idade Média, o aspargo – ou “spargel” em alemão – é famoso por seus valores nutricionais e por ser considerado afrodisíaco. O alimento tem três variedades principais: verde, branco e violeta, sendo os dois primeiros mais populares.

aspargos

A diferença entre o branco e o verde é que este útimo cresce acima da terra e faz fotossíntese – sendo colhido depois de aflorar completamente – enquanto o primeiro se desenvolve embaixo do solo e é extraído assim que começa a sair da terra, não recebendo a luz solar.

Já o violeta possui mais açúcar e menos fibras e foi desenvolvido originalmente na Itália.

Com sabor menos amargo e de textura bastante delicada, o aspargo branco é mais apreciado em países como Brasil, França, Holanda, Alemanha e Bélgica.

Por não realizar fotossíntese, ele é menos nutritivo que o verde, apesar de ambos serem considerados extremamente saudáveis.

Como preparar

A raiz vai bem com peixes de sabor característico, como salmão, linguado ou peixe-gato. Para um prato simples com paladar rico, uma dica é grelhar o peixe e os aspargos pincelados com azeite e polvilhados com sal e ervas, como alecrim ou manjericão.

aspargos

O vegetal também pode ser usado para realçar o sabor de pescados leves, como bacalhau ou linguado. Para isto, basta fazer camadas de filés de peixe em uma cama de aspargos, cobrir com azeite de oliva, suco de limão, ervas e queijo parmesão e assar ao forno.

aspargos

Aspargos combinam com qualquer ave assada, além de ficar excelente com carnes vermelhas, como costela de cordeiro, mignon ou presuntos. Um aperitivo elegante é enrolá-los em uma fatia fina de presunto e amarrar com um pedaço de cebolinha.

Benefícios

Pouco calórica e altamente nutritiva, a raiz merece destaque em qualquer dieta. É rica em ácido fólico, betacaroteno, magnésio, manganês, fósforo, fibras e vitaminas C, B e K.

aspargos

O vegetal possui ação diurética e auxilia no combate de radicais livres. Ele é anti-inflamatório e antioxidante, auxilia na prevenção do câncer e melhora a saúde do coração.

Devido ao seu efeito drenante, o consumo de aspargos é aconselhado para pessoas com problemas de vesícula e de rins, além de ser utilizado como depurativo, desempenhando um efeito muito positivo para a limpeza e beleza da pele.

Fontes:
http://gastronomiahoje.blogspot.com.br/2012/06/o-aspargo-na-culinaria-sempre-saboroso.html
http://www.ehow.com.br/otimas-sugestoes-combinar-aspargos-info_151180/
http://www.saudedica.com.br/os-9-beneficios-do-aspargos-para-saude/
https://heikograbolle.wordpress.com/tag/voce-sabe-quais-estao-as-diferencas-entre-o-aspargo-branco-e-verde/
http://www.aromasesabores.com/2009/03/ingredientes-aspargos-frescos.html
http://saborbasico.blogspot.com.br/2013/08/aspargos-como-comprar-armazenar-e.html

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