Aprenda como utilizar as amêndoas

2017-10-27 15:23:12
Categorias: Produtos

Versáteis, saborosas e nutritivas, as amêndoas ganham cada vez mais espaço na mesa dos brasileiros. Conhecida como uma fruta seca ela é, na realidade, a semente da amendoeira, árvore muito comum em Portugal. Mas e você sabe o que pode fazer com elas? Não?

Então acompanhe este post e confira as sugestões que o nosso consultor gastronômico Aaron Phillipe tem a fazer!

Benefícios das amêndoas

Mas antes de vermos como elas podem ser utilizadas na gastronomia, vale ressaltar as vantagens que as amêndoas trazem à saúde. Por serem ricas em gorduras boas, elas ajudam a controlar o colesterol e diminuem os riscos de ataques cardíacos. As amêndoas também são fontes de antioxidantes e previnem quaisquer tipos de câncer, além de retardarem o envelhecimento da pele.

Essas frutas secas ainda são benéficas para os diabéticos, pois auxiliam no controle de açúcar presente no sangue. E para os apaixonados por atividades físicas, mais uma boa notícia: são excelentes fontes de proteínas e atuam no ganho de massa magra.

Como usá-las

Já falamos acima que as amêndoas são versáteis e que podemos fazer várias receitas com essas frutas. “Elas podem ser usadas em saladas, crostas, sobremesas e acompanhamentos. Além disso, você pode fazer farinha de amêndoas para utilizar em algumas massas, como a receita do famoso macaron (biscoito francês) ou do marzipan (doce árabe)”, explica Phillipe.

Ele explica que a amêndoa pode ser consumida in natura, e neste caso são deliciosas opções de snacks saudáveis, já que possuem muitos nutrientes e conferem a sensação de saciedade. Ou seja, são perfeitas para lanches entre as refeições, podendo substituir outras oleaginosas ou compor um mix de frutas secas.

Tantas possibilidades de uso se devem ao sabor suave do ingrediente, que harmoniza facilmente com outros alimentos.

Farinha de amêndoas

Para produzir a famosa farinha de amêndoas, a dica do consultor é retirar a casca e secar o fruto no forno por 5 minutos. “O melhor é produzir a farinha em casa por causa do frescor da matéria-prima. Além disso, muitas versões industrializadas são feitas com amêndoas velhas, o que interfere no sabor e na qualidade do prato que você vai preparar. O macaron e a dacquoise, sobremesas francesas à base de farinha de amêndoas, por exemplo, requerem um produto de excelente qualidade”, explica.

Modo de preparo

Acrescente água em uma panela e ferva. Assim que levantar fervura, acrescente 500g de amêndoas inteiras e deixe cozinhar por 2 ou 3 minutos. Escorra a água e descasque as amêndoas uma a uma. Leve ao forno por 5 minutos para secar e, na sequência, coloque-as em um processador (ou liquidificador) e bata até formar um pó fino. Coloque a farinha em uma panela seca e leve ao fogo para secar completamente.

Leite de amêndoas

Outro uso que mostra ainda mais a versatilidade do produto é o leite de amêndoas, que também pode ser produzido em casa. Esse produto é uma excelente opção para sucos e smoothies e, para os intolerantes à lactose, é uma forma saudável de substituir o leite de vaca.

Modo de preparo

Lave 200g de amêndoas cruas e deixe-as de molho de um dia para o outro. Depois de 24h, escorra o líquido e retire a casca. Bata-as no liquidificador com 4 copos de água e coe em um pano fino. Ele pode ser guardado por até 3 dias na geladeira ou congelado por 3 meses.

Curiosidades

A fruta ainda possui algumas lendas e tradições interessantes. Na Suécia, por exemplo, é comum esconder uma amêndoa no pudim de arroz. Quem encontrar, além do bom augúrio da sorte, deve se casar dentro de um ano.

E falando em casamento, 5 unidades dessas frutas secas costumam ser entregues aos convidados junto com as lembrancinhas. Essa tradição começou na Itália, onde se acreditava que cada amêndoa entregue tinha um significado: saúde, felicidade, fertilidade, longevidade e riqueza.

Já em algumas aldeias gregas, elas eram usadas — ao das flores — para decorar a cama dos recém-casados, pois se acreditava que as amêndoas eram fonte de fertilidade.

Como você pode ver neste post, as amêndoas são práticas, possibilitam inúmeras receitas e trazem diversos benefícios à saúde. Então se você ainda não as incluiu em seu cardápio, não perca mais tempo e faça isso o quanto antes. Acesse nosso site e veja as variedades de amêndoas La Violetera

Posts Relacionados

Comentar

Compartilhar