Promoções

Andaluzia: A região das azeitonas e azeites

2017-03-25 19:28:50
Categorias: Receitas

Terra do flamenco, das touradas, das mulheres com leques vestidos vermelhos e leques bordados, a Andaluzia é a região da Espanha com maior diversidade cultural. Localizada ao sul do país, o local é o maior produtor do país, sendo responsável por 75% da produção nacional de azeitonas.

andaluzia

E é ali, entre diversos olivais que os povos árabes, sírios, berberes e egípcios construíram o que hoje é a segunda maior comunidade autônoma – e a mais populosa – da Espanha.

A região divide-se em oito províncias: Almeria, Cádis, Córdoba, Huelva, Jaén, Málaga, Granada e Sevilha. Nas grandes cidades, como nas últimas três, o moderno entrelaça-se com o histórico, fazendo desta região a memória viva da presença muçulmana na Península Ibérica.

Na Andaluzia, a tradição histórica é milenar. Locais como a Alhabama de Granada, a Mesquita de Córdoba, a Torre de Giralda e antiga cidade de Sevilha são Patrimônios Mundiais declarados pela Unesco.

Castelos, fortalezas e mosteiros podem ser encontrados em toda a região, retratando as arquiteturas moura, renascentista e, acima de tudo, a barroca.

andaluzia

A herança dos mouros – expressa na riqueza artística, cultural e arquitetônica – coloca a Andaluzia no imaginário coletivo do resto do mundo como um lugar mágico e mítico.

Viajar pela região equivale a mergulhar nessa sucessão de histórias, de fantasias, de contos de fadas que por vezes encobrem as raízes forjadas pela civilização muçulmana, uma das mais avançadas da antiguidade, e sua profunda influência na região.

andaluzia

O legado cultural é encantador, e se reflete na gastronomia regional, cujo circuito é um espetáculo à parte.

Única região espanhola banhada pelo Mediterrâneo e pelo Atlântico, as heranças culturais se refletem à mesa, com pratos marcados pelo uso do azeite de oliva – boa parte da produção de azeitonas é destinada aos azeites. Os destaques são para as tapas, famosas entradas espanholas, feitas de peixes e frutos do mar.

andaluzia

No interior e na serra andaluza, são comuns pratos de carne de caça, como javali, coelho e perdiz. Há, inclusive, rebanhos suínos empregados para a fabricação de presuntos.

Outra característica são as sopas frias, como o mundialmente conhecido gaspacho. A presença árabe se mostra por meio dos doces feitos à base de amêndoas e mel.

andaluzia

Entre as cidades mais interessantes, merecem destaque Córdoba, Sevilha e Granada.

Córdoba:

O centro histórico da cidade gira em torno da Mesquita Catedral, a maior e mais bela mesquita construída pelos mouros na Espanha. Também vale a pena passear pelas ruas estreitas de Juderia, o Bairro Judeu, visitar os jardins do Alcazar e olhar o panorama da cidade velha ao pôr do sol, da ponte mauritana sobre o rio Guadalquivir.

andaluzia

Sevilha:

Estar nesta cidade é presenciar milhares de anos de história hispânica: toureiros, dançarinos de flamenco e vestidos com muitos babados e estampado com bolinhas, ruas estreitas com calçamento de paralelepípedos, restaurantes de tapas e uma vida noturna que não termina nunca. Sevilha guarda três espetaculares construções, consideradas Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, além de surpreendentes monumentos, bairros pitorescos e uma forma de fazer as coisas que está na essência sevilhana de viver a vida.

andaluzia

Granada:

Uma das cidades mais importantes da Espanha, Granada tem uma excelente Universidade fundada no século XVI e é importante destino turístico devido às inúmeras atrações da cidade, principalmente a deslumbrante Alhambra. A cidade, que foi o último refúgio dos mouros antes de serem expulsos no século XV, foi alvo de constantes ataques de Napoleão em 1812, e quase foi destruída. Hoje em dia, viajar para Granada é essencial para conhecer mais sobre a história da Europa e as guerras contras os povos vindos da África.

andaluzia

Fontes:
http://interata.squarespace.com/jornal-de-viagens/2012/4/28/andaluzia-espanha-moura-branca-romantica-e-epica.html
http://www.entretapas.com.br/ouro-espanhol-10-fatos-sobre-a-espanha-e-os-azeites/
http://guiaviajarmelhor.com.br/andaluzia-a-regiao-mais-rica-em-cultura-da-espanha/
http://www.loucosporviagem.com/destinos-internacionais/andaluzia/
http://comida.ig.com.br/pelomundo/andaluzia/4fd6328063a8bb36eb41859c.html

Posts Relacionados

Comentar

Compartilhar