Alimentos saudáveis para acelerar o metabolismo

2018-03-21 15:36:18
Categorias: Dicas , Produtos

Muito se fala sobre a influência que o metabolismo tem sobre todas as atividades do nosso corpo, inclusive sobre o controle do peso e sobre a manutenção da saúde. Sabemos que, para manter o bom funcionamento do corpo, o ideal é que ele esteja funcionando a todo o vapor.

Mas como acelerar o metabolismo de uma maneira saudável? A resposta é simples: investir em alimentos naturais que possuem essa capacidade. Quer saber quais são? Acompanhe o post!

1. Amêndoas

Perfeitas para fazerem as vezes de lanche da tarde, as amêndoas e oleaginosas em geral, elas aceleram o metabolismo, fornecem fibras e vitaminas para o corpo e, de quebra, aumentam a sensação de saciedade. Assim, seu organismo trabalha melhor e você come menos.

2. Pimenta

As pimentas possuem uma substância chamada capsaicina, que é capaz de aumentar o número de calorias e de gorduras que você queima. Assim como ocorre com as amêndoas, esse composto químico dá a sensação de saciedade, fazendo com que você coma porções menores.

3. Café

A cafeína é outro composto natural que aumenta sua taxa metabólica, além de dar energia e melhorar o seu desempenho para as atividades cotidianas. Só não vá exagerar na dose, pois o feitiço vira contra o feiticeiro: em excesso, ela causa insônia, ansiedade e vicia.

Também não vá encher seu café de açúcar, ein! Lembre-se de que o objetivo é acelerar o metabolismo, não ganhar peso.

4. Chá

A bebida da rainha Elizabeth combina a cafeína com uma substância chamada catequina. Juntos, os dois compostos favorecem a ação metabólica, fazendo o corpo usar a gordura armazenada como fonte de energia. Chá verde, preto e branco, por exemplo, são ótimos termogênicos e fáceis de adicionar à dieta.

5. Especiarias

Diversos são os temperos que ajudam o metabolismo. Os grandes destaques são o gengibre e a pimenta caiena, que podem acelerar a queima de gordura, especialmente depois de uma refeição mais pesada.

6. Legumes

Lentilha, ervilha, grão-de-bico e amendoim, por exemplo, são leguminosas ricas em proteínas. O alto teor proteico desses alimentos exige que o seu corpo queime mais calorias para digeri-los, o que acelera o metabolismo.

Os legumes também são ricos em fibras dietéticas, que ajudam a nutrir a flora intestinal. Essas bactérias que vivem em nossos intestinos são amigas da saúde, pois produzem ácidos que auxiliam o corpo a queimar gordura e a regular as taxas de açúcar no sangue.

7. Alimentos ricos em ferro, zinco e selênio

Esses três nutrientes são fundamentais para o bom funcionamento da tireoide, glândula que regula o metabolismo. Quando você tem uma dieta que inclui essas substâncias, a tireoide produz a quantidade correta de hormônios e favorece a taxa metabólica.

Algumas fontes desses compostos são os frutos do mar, as nozes, as sementes e os legumes.

8. Proteínas

Consumir carnes magras, peixes, ovos, legumes e nozes ajuda a acelerar o metabolismo. Isso porque esses ingredientes são boas fontes de proteínas, nutrientes difíceis de processar e que, para isso, exigem que o corpo gaste mais calorias.

Quando você inclui alimentos proteicos no prato, seu organismo tem mais facilidade para eliminar os quilos a mais, consegue manter a massa muscular e fica saciado por mais tempo.

Se você busca acelerar seu metabolismo, aposte em hábitos alimentares saudáveis e passe a consumir esses 8 alimentos. Os resultados não demoram muito a aparecer: você vai se sentir mais disposto e as roupas vão começar a ficar mais largas.

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