Alimentos alcalinos: por que inclui-los na sua alimentação?

2018-08-31 16:23:07
Categorias: Produtos

Há alguns anos, a preocupação pela busca de uma vida mais saudável começou a tomar conta do pensamento de grande parte da população das cidades. As academias ficaram cada vez mais cheias e a procura por profissionais da saúde, como os nutricionistas, foi crescendo também.

A pesquisa por alternativas e soluções que contribuíssem para um estilo de vida mais saudável fez com que as informações sobre alimentos, exercícios e os benefícios para o corpo como um todo se tornassem mais acessíveis para as pessoas. Neste sentido, é possível adquirir, de forma mais fácil, conhecimento básicos como, por exemplo, sobre os alimentos adequados para cada tipo de dieta ou, até mesmo, os indicados para prevenir doenças.

Pensando nisso, nós, da La Violetera, com a intenção de contribuir com a dissipação de informações que possam contribuir para uma vida mais saudável das pessoas, além de fornecer alimentos ideais para cada necessidade, desenvolvemos o texto abaixo para falar sobre os alimentos alcalinos.

Quer conhecê-los e saber da sua importância para o corpo humano? Com certeza, você já deve consumi-los semanalmente – se não, diariamente -, mas não sabe o quanto são importantes!

Continue aqui e leia o texto abaixo!

A alimentação e a ligação com o pH sanguíneo

Apesar de a quantidade de pessoas preocupadas com a saúde ter aumentando, é possível notar que muitas pessoas ainda fazem escolhas por alimentos industrializados, processados, embutidos, ricos em açúcares e com altos índices de conservantes. Muitas vezes, a justificativa para escolhas ruins de alimentação é que as pessoas têm pouco tempo, buscam a praticidade ou que possuem pouca habilidade na cozinha.

Esses hábitos estão diretamente relacionados com doenças crônicas não transmissíveis e que têm forte ligação com a acidez presentes nos alimentos industrializados que consumimos. Ao serem ingeridos, o pH sanguíneo torna-se mais ácido, favorecendo quadros de inflamações e ganho de peso, principalmente quando associados a outros fatores, como estresse emocional, noites mal dormidas e distúrbios psicológicos.

Os benefícios dos alimentos alcalinos

É neste momento que os alimentos alcalinos entram em cena a fim de deixar a alimentação do indivíduo mais saudável. Esta dieta tem como objetivo deixar o pH sanguíneo mais alcalino, fator preponderante para melhora dos níveis de saúde e preparação do organismo para absorver melhor vitaminas e minerais.

Mas, e quais são eles?

Os alimentos alcalinos são livres de acidez, pois não passam pelo processo de industrialização, caracterizado pela adição de agentes químicos e conservantes. Portanto, quando nos referimos aos alimentos alcalinos, estamos falando daqueles que já são conhecidos por serem saudáveis. Quer saber quais são eles?

Vegetais

Beterraba, brócolis, repolho, cenoura, couve-flor, berinjela, ervilha, couve, alface, cogumelos, cebola, pimenta, abóbora, espinafre, rabanete, batata doce, agrião e entre outros.

Frutas

Maçã, damasco, abacate, banana, frutas vermelhas, amora, cereja, coco, figo, uva, melão, pêssego, pêra, melancia e entre outros.

Proteínas

Tofú (fermentado) e whey protein (proteína concentrada do soro do leite).

Temperos

Chili, canela, curry, gengibre, todas as ervas, mostarda e entre outros.

Se você já ingere os alimentos alcalinos, então você está no caminho certo para manter o equilíbrio corporal e conquistar uma vida mais saudável. Mas, caso ainda não, comece a optar por alimentos mais naturais, ao invés dos industrializados que não fazem bem ao nosso corpo.

Acesse o site da La Violetera e confira as opções nutritivas, práticas e que são boas aliadas para a prática de exercícios.

 

 

Posts Relacionados

Comentar

Compartilhar