Frete Grátis
Nas compras acima de R$ 150,00

Aceto Balsâmico

2017-03-25 19:39:12
Categorias: Produtos

Indicado por chefs mundo afora como o mais sofisticado dos vinagres, o aceto balsâmico tem aroma, sabor e versatilidade inconfundíveis e marcantes. Originário de Modena, na Itália, o ingrediente é produzido há mais de mil anos no país, onde chegou a ser usado como dote de noivas e saboreado como licor.

A grande diferença entre o aceto e os demais vinagres é que os tradicionais são produzidos a partir da fermentação alcoólica, enquanto o “ouro líquido” é obtido por meio da fermentação das uvas tipo Trebbiano e Lambrusco.

aceto-balsamico

Elas são colhidas em sua maturidade máxima e o líquido oriundo da prensa e cozimento das frutas é envelhecido em barris de carvalho.

Esta ultima etapa é de fundamental importância para se atingir a densidade ideal e o equilíbrio entre a acidez e o adocicado.

aceto-balsamico

Como usar

Apesar de ser um vinagre, a versatilidade do balsâmico leva o ingrediente a outro patamar, podendo ser usado, além de em saladas, peixes, sopas, carnes vermelhas e sobremesas.

aceto-balsamico

Carnes exóticas, como a de cordeiro, ficam mais leves quando levam o aceto em sua receita. Já cortes suínos, como costela ou bisteca, têm seus sabores acentuados com um toque do vinagre.

aceto-balsamico

Para molhos de peixes, camarões e aves, uma dica é refogar um tomate com o tempero. Isso deixa o prato mais sofisticado e aromático. Outra possibilidade é misturar o balsâmico com manteiga derretida e usar o resultado para regar e grelhar peixes.

aceto-balsamico

Para doces, é possível reduzir o vinagre em fogo brando, criando um caldo mais consistente e adocicado, que pode ser despejado sobre frutas e sorvetes.

aceto-balsamico

Outra ideia, dada pelo chef Pedro Calacans, é levar ao fogo um litro de groselha, 500 ml de vinagre balsâmico, 500 ml de creme de leite fresco, uma pitada de canela em pó e corrigir o sal. Em seguida, é só mexer até ficar em ponto de calda.

Pessoas que apreciam pratos agridoces podem usar o molho para acompanhar carnes suínas e aves.

aceto-balsamico

Benefícios

Rico em flavenoides (substâncias que protegem contra doenças cardiovasculares), este vinagre auxilia no relaxamento das artérias, evitando a hipertensão, além de contribuir na digestão ajudando o corpo a produzir suco gástrico.

O produto pode ser usado como substituto do sal, além de retardar o envelhecimento e prevenir contra tumores.

Para ter estes benefícios, consumir uma colher de sopa de balsâmico por dia já é o suficiente.

Fontes:
http://www.nacaoverde.com.br/nacao-saudavel/vinagre-balsamico-e-bom-pra-que/
http://www.petitgastro.com.br/aceto-balsamico-produto-longo-complexos/
http://dieta.blog.br/vinagre-balsamo-para-que-serve-beneficios-e-preco
http://www.italiaoggi.com.br/gastronomia/saibamais/ita_gastro_saibamais07.htm
http://www.gazetadopovo.com.br/bomgourmet/realce-sabores-com-o-aceto-balsamico/

Posts Relacionados

Compartilhar