12 dicas para preparar o verdadeiro espaguete

25-03-2017 21:18:56
Categorias: Produtos

12 dicas para preparar o verdadeiro espaguete

Apesar de ser a massa mais consumida no mundo, não é qualquer um que sabe fazer um bom spaghetti. Como todo prato, este também tem seus truques para ficar com sabor irresistível. Abaixo, selecionamos alguns truques que prometem deixar sua pasta da pontinha da orelha!

  1. Capriche no sal!

Para fazer spaghetti, a água deve ser bem salgada – os chefs mais famosos do mundo a comparam à água do mar. Alguns especialistas indicam 1 ½ colher de sopa de sal para cada ½ quilo de massa, ou litro de água. Mas se o seu molho já for mais salgado o ideal é equilibrar essa quantidade.

bolonhesa

  1. Espere a água ferver

Adicione sal apenas quando a água já estiver fervendo, pois como aprendemos na aula de química do colégio, o sal faz com que o líquido demore a entrar em ebulição.

  1. Espere ferver de novo

Depois do sal, certifique-se de água voltou a ferver antes de acrescentar o macarrão. Este truque é essencial para que o spaghetti não grude.

  1. Bastante água e nada de óleo

Quando for fazer macarrão use sempre muita água para evitar que o spaghetti grude. Não precisa usar óleo, apenas mexa algumas vezes. Quando começar a cozinhar, use um garfo longo para soltar os fios.

espaguete

  1. Mais sabor

Para fazer o molho incorporar bem na massa, use o seguinte truque: se a embalagem sugere cozinhar o spaghetti por oito minutos, cozinhe por sete e, no último minuto, finalize a massa em uma frigideira já com o molho.

  1. Use a água do cozimento

Depois de escorrer o macarrão, reserve um pouco da água do cozimento e acrescente ao molho. Isso fará com que ele se integre melhor ao spaghetti.

  1. Nunca passe do ponto

Mais vale cozinhar a massa para menos que em excesso. Trinta segundos de cozimento a menos é mil vezes melhor do que 10 segundos a mais.

molho

  1. Opte por molhos simples

A máxima de “menos é mais” vale por aqui também, especialmente no verão. Experimente usar manteiga, azeite de oliva, aspargos e presunto cru (de parma). E pronto. Cozinhe a massa e quando estiver pronta, passe para um frigideira, salteie por 30 segundos com os ingredientes e, se precisar de uma certa viscosidade, use um pouco da água do cozimento do macarrão.

  1. Cuidado com frutos do mar

Se for usá-los em seu molho, evite queijos fortes, como o parmesão. A combinação ideal seria a ricota ou a mussarela fresca.

  1. Vai comer sozinho?

A medida ideal para apenas uma pessoa é exatamente o tamanho do bocal de uma garrafa pet.

  1. O truque do micro-ondas

Para que não fique “meio frio e meio quente”, disponha a massa como se fosse uma rosquinha: deixe um furo no meio e coloque o spaghetti mais nas bordas. Assim, ele aquecerá por completo

  1. Para requentar

A melhor maneira de reviver um spaghetti é aquecer em banho-maria. A massa fica como se tivesse sido feita na hora.

Fontes:

http://sossolteiros.bol.uol.com.br/25-truques-imperdiveis-para-fazer-macarrao-como-um-chef/

http://receitas.ig.com.br/o-jeito-certo-de-cozinhar-macarrao/n1597249060343.html

Posts Relacionados

Compartilhar