Propriedades da Azeitona

24-03-2017 18:29:11
Categorias: Produtos

Propriedades da Azeitona

propriedades da azeitona

Adoradas como petiscos e como ingrediente de diversos pratos, as azeitonas são conhecidas como “vilãs” do corpo em forma por serem muito calóricas.

O que pouca gente sabe é que o fruto é cheio de benefícios à saúde, e que – com alguns cuidados – deve ser incluído na nossa alimentação.

Prevenção cardiovascular

Composta por 75% de ácido oleico, a oliva é uma “gordura boa” que ajuda no controle do LDL, o “colesterol ruim”, e por ser anti-inflamatória, o consumo da oliva previne a formação de gordura nas artérias.

Sua ação antioxidante combate radicais livres, evitando o envelhecimento precoce.

propriedades-da-azeitona

Saúde ocular

Apenas uma xícara de azeitona fornece cerca de 10% da dose diária recomendada de vitamina A, responsável pela saúde dos olhos.

Por ser rico no nutriente, o fruto melhora a visão, combate o glaucoma, a catarata e outras doenças oculares relacionadas à idade.

propriedades-da-azeitona

Prevenção contra o câncer

De acordo com pesquisas da Universidade de Barcelona, as vitaminas e polifenóis presentes no alimento estão relacionados com menores riscos de câncer de cólon.

Isso porque o ácido maslínico presente na pele da azeitona mata células cancerosas, enquanto os polifenóis combatem radicais livres e eliminam toxinas, tornando o fruto uma alternativa profilática à doença.

propriedades-da-azeitona

Controle do intestino

Por ser rica em fibras, a oliva contribui para o bom funcionamento do intestino.

Cem gramas de azeitona preta, por exemplo, possuem 3 gramas de fibra total, 0,14 de fibra solúvel e 2,86 de fibra insolúvel.

propriedades-da-azeitona

Aliada do emagrecimento

A presença da gordura monoinsaturada faz deste fruto um alimento anti-inflamatório, o que auxilia no controle da obesidade, considerada uma doença inflamatória.

A quantidade de gordura boa e de fibras presentes na azeitona ainda aumenta a saciedade e reduz o índice glicêmico da refeição (velocidade em que os alimentos são absorvidos).

propriedades-da-azeitona

Outros benefícios

Fonte de diversos nutrientes, as azeitonas ainda trazem outros benefícios à saúde. Por conter fósforo, ela atua no fortalecimento dos ossos, aperfeiçoa a memória e ajuda na absorção do cálcio.

Rica em potássio, a oliva previne cãibras e regula os batimentos cardíacos. Sua ação anti-inflamatória reduz a gravidade de problemas como asma, osteoartrite, artrite reumatoide e combater também a intensidade dos efeitos da menopausa.

propriedades-da-azeitona

Como consumir?

Tudo em excesso faz mal. E a regra aplica-se ao consumo das azeitonas: elas são calóricas, podendo resultar em ganho de peso, e as conservas têm sódio, que deve ser motivo de alerta para hipertensos.

Assim como a grande maioria dos alimentos, para aproveitar ao máximo as coisas boas que o fruto pode nos fornecer, basta comê-las da forma – e quantidade – correta.

A quantidade adequada para uma pessoa adulta é 175 gramas por semana, ou seja, 25 por dia (aproximadamente sete unidades). Uma dica para reduzir a quantidade de sódio é dessalgar as olivas.

Para isso, basta lavá-las em água corrente de duas a três vezes. Isso retira o excesso de sal presente na superfície do alimento.

propriedades-da-azeitona

Fontes:
http://www.bemparana.com.br/comerecurtir/aprenda-a-dessalgar-azeitonas/
http://esaudavel.blogspot.com.br/2010/04/azeitonas-boas-para-o-coracao.html
http://remediodaterra.com.br/beneficios-da-azeitona/
http://revistavivasaude.uol.com.br/guia/conheca-os-beneficios-desse-alimento/2880/#
http://www.remedio-caseiro.com/beneficios-da-azeitona-e-modos-de-consumo/

Posts Relacionados

Compartilhar