Porque conhecer Mendoza, na Argentina.

2017-04-05 23:43:33
Categorias: Regiões

Localizada aos pés da Cordilheira dos Andes, Mendoza reúne, em um único cenário, as duas coisas mais buscadas pelos turistas que escolhem a Argentina como roteiro: neve e vinho.

Resultado de imagem para mendoza argentina

Autointitulada terra do sol e do bom vinho, a cidade concentra mais de mil vinícolas, sendo o centro viticultor mais importante da América Latina. Além das bodegas, a cidade oferece muitos atrativos, como paisagens incríveis, esportes radicais, monumentos históricos e, claro, boa gastronomia.

Além dos parreirais

O clima semiárido – a média de precipitação é de 20 milímetros por ano – propicia a fruticultura da região, que além das deliciosas uvas produz pera, maçã, pêssego e ameixa preta.

Esta última serve de matéria prima para a versão seca do fruto, por ser uma variedade carnuda e açucarada. As frutas são usadas em diversos doces típicos da cozinha mendocina, que é repleta de compotas, geleias, marmeladas e pães doces.

Mas a vedete da culinária regional, assim como no restante da Argentina, é a empanada. Em Mendoza, elas são obrigatoriamente caseiras, servidas quentes e recheadas com carne temperada, azeitonas e ovo cozido.

https://vamospanish.com/wp-content/uploads/2012/09/empanadas-in-argentina.jpg

Algumas variações podem ser feitas com queijos, tomate seco e frango. E, como não poderia faltar em território hermano, as parrillas também fazem parte da tradição local.

http://www.osul.com.br/wp-content/uploads/2015/12/parrilla_completa.jpg

Os encantos de Medoza

Com mais de 100 vinícolas abertas à visitação, os turistas tem a oportunidade de escolher o tipo e o tamanho da bodega que quer conhecer. No distrito de Maipu estão as mais tradicionais de Mendoza, como a Trapiche, a Família Zuccardi e a La Rural.

Resultado de imagem para trapiche argentina vinhedo

Já em Luján de Cuyo ficam outras bem famosas, como a Catena Zapata, a Luigi Bosca, a Chandon e a Norton. A dica é escolher três vinícolas para conhecer em um dia e deixar para almoçar na última, assim pode-se desfrutar da refeição com mais calma e apreciá-la como deve ser apreciada.

Pelo centro, parques e cordilheiras

As atrações de Mendoza não terminam nas premiadas garrafas de vinho. O centro da cidade é cheio de encantos, com ruas arborizadas e grandes praças, como a Plaza Independencia, no coração da cidade.

Ao redor dela, ficam museus, diversos tipos de comércio e o mercado público mendocino. A região também é lar do Parque General San Martín, um dos maiores parques urbanos da Argentina. Nos seus arredores fica o Cerro de La Gloria, um morro com uma bela vista panorâmica para todo o local.

Resultado de imagem para cerro de la gloria

Para quem curte paisagens arrebatadoras, a cereja do bolo está em um passeio pela Cordilheira dos Andes. Em um dia, é possível conhecer a represa Potrerillos – responsável pela geração de energia das cidades arredores e pelo fornecimento de água potável e para a irrigação dos vinhedos; o povoado de Uspallata; a Puente del Inca, uma formação natural cercada de mitos e lendas; e o Parque Provincial do Aconcágua, de onde é possível avistar o Monte Aconcágua, o pico mais alto do hemisfério sul.

E, para finalizar a viagem, nada melhor do que voltar ao começo do roteiro e brindar com uma bela taça de vinho.

Fontes:

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alimentos/ameixa

http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/noticia/2013/08/conheca-os-cenarios-inspiradores-de-mendoza-4234193.html

http://www.meusroteirosdeviagem.com/2014/06/roteiro-mendoza-argentina.html

http://viagemeturismo.abril.com.br/cidades/mendoza/

https://vidaeestilo.terra.com.br/turismo/mendoza-na-argentina-o-que-fazer-dicas-pontos-turisticos-e-mais,a8c824010e2385dc0caa71879e0ed52fslywRCRD.html

http://viagensaamericadosul.blogspot.com.br/2015/05/10-lugares-para-se-conhecer-em-mendoza.html

http://www1.folha.uol.com.br/folha/turismo/americadosul/argentina-mendoza-gastronomia.shtml

http://www.meusroteirosdeviagem.com/2014/05/passeio-montanha-mendoza.html

Posts Relacionados

Comentar

Compartilhar