Dieta Mediterrânea: o que e quanto comer
12 de março, 2013
Dieta Mediterrânea

dieta-mediterrânea-o-que-e-quanto-comer

Na semana passada falamos a respeito dos benefícios da dieta Mediterrânea para a saúde do coração. E, como vimos, um estudo apontou que a alimentação rica em alimentos como peixes, legumes, frutas, castanhas, grãos integrais, azeite e quantidades moderadas de vinho reduz em 30% os riscos de derrames e infartos, principais causas de morte no Brasil.

Apesar da dieta do Mediterrâneo ser composta por alimentos típicos dos países banhados pelo mar Mediterrâneo, é possível seguir essa alimentação em qualquer lugar, comendo fora ou em casa. Para seguir a dieta corretamente e obter seus benefícios à saúde, confira algumas dicas:

- Peixes: deve-se consumir porções de peixe três vezes por semana, sendo a pescada, a tilápia, a sardinha e o salmão os mais indicados. Os peixes devem ser sempre grelhados ou assados.

- Carnes vermelhas e frango: deve-se consumir apenas duas vezes por semana, escolhendo sempre as opções menos gordurosas.

- Castanhas, nozes e amêndoas: deve-se consumir uma porção todos os dias, misturada à comida ou pura. Conheça as castanhas, as nozes e as amêndoas La Violetera.

- Azeite extravirgem: é o ingrediente principal da dieta mediterrânea e deve ser incluído em todas as refeições, com alimentos saudáveis. Conheça os azeites extravirgem La Violetera.

- Vinho ou suco de uva: deve-se consumir uma taça todos os dias.

Os restaurantes com sistema bufê estão cheios de opções nutritivas e que fazem parte da dieta Mediterrânea. Para consumir a quantidade ideal de cada alimento, monte o seu prato da seguinte forma: metade com saladas e legumes, um quarto com carboidratos e grãos e um quarto com peixes.

Fonte

Veja também: Dieta do Mediterrâneo protege o coração.

Tags: , , , , , , ,

Comentários Facebook

5 comentários para “Dieta Mediterrânea: o que e quanto comer”

  1. Diferenças entre o azeite extravirgem e o refinado - Blog La Violetera - Blog La Violetera
    21 de junho, 2013

    [...] Veja também: Dieta Mediterrânea: o que e quanto comer. [...]

  2. Os deliciosos pratos típicos da Europa - Blog La Violetera - Blog La Violetera
    22 de julho, 2013

    [...] Veja também: Dieta mediterrânea: o que e quando comer. [...]

  3. Roberto Guimaraes
    8 de março, 2014

    Curto muito o azeite d oliva, bem como a azeitona. Para o meu paladar, gosto mais do refinado, do que o extra virgem. Já ouvi dizer que o extra virgem é mais saudável. Isso é verdade ou mito? Confio muito nos produtos da La Violetera. Esse nome, me remete ao passado, quando assisti um filme ” La violetera “, com a atriz ” Sarita Montiel “.

  4. La Violetera
    11 de março, 2014

    Olá, Roberto! Ficamos felizes em saber que nossa marca lhe traz boas lembranças!

    Respondendo à sua pergunta, o azeite de oliva extra virgem, quando comparado ao azeite de oliva virgem, possui maior qualidade. Se compararmos, por exemplo, a acidez dos dois produtos, o azeite de oliva extra virgem possui acidez máxima de 0,8%, enquanto o azeite de oliva virgem possui acidez máxima de 2,0%.

    Obrigado por acompanhar nosso blog. Abraço!

  5. Goji Berry é uma ótima aliada da saúde - Blog La Violetera - Blog La Violetera
    28 de março, 2014

    […] milhares de anos, a goji berry, que ultimamente tem sido muito consumida nas dietas de muitas pessoas aqui no Brasil, já é consumida pelos orientais. Segundo o jornal Zero Hora, ela […]

Deixe seu comentário

Bem-vindo ao Blog da La Violatera

Aqui você vai encontrar mais informações sobre os produtos La Violetera, curiosidades e dicas de alimentação. Participe, comente e mande sugestões de assuntos que você gostaria de ver por aqui.