Castanha de Caju! Deliciosa e ótima para sua saúde.

2017-04-18 14:35:38
Categorias: Produtos

Muito comum no Brasil, onde é cultivada devido ao clima tropical, a castanha de caju está entre as mais deliciosas frutas oleaginosas. Fonte de ferro, fósforo, selênio, magnésio e zinco, ela oferece diversos benefícios à saúde, e é uma excelente opção de lanche para ser incluída em qualquer dieta. Selecionamos algumas das propriedades desta castanha. Confira!

Previne o câncer

A fruta é rica em flavonoides que combatem tumores e células cancerígenas. O seu alto teor de cobre tem o poder de eliminar os radicais livres, enquanto o fornecimento de fitoquímicos e antioxidantes protegem de doenças cardíacas e diversos tipos de câncer.

Cabelos e ossos fortes

O cobre também atua na boa saúde dos cabelos, contribuindo com a manutenção e pigmentação dos fios. Como o mineral é fundamental para a produção de melanina, sua ingestão retarda o surgimento de fios brancos. 

Além disso, também permite que as enzimas envolvidas na combinação de colágeno e elastina – responsáveis pela flexibilidade nos ossos e articulações – cumpram seu papel. Por ser fonte de magnésio, a castanha de caju age no fortalecimento da estrutura física. 

Músculos

O magnésio presente no insumo, combinado com o cálcio, atua sobre o sistema nervoso e tônus muscular. Já a falta do nutriente pode resultar em espasmos musculares, enxaquecas, dores, fadiga e câimbras. O consumo regular da castanha de caju reduz o aparecimento dessas reações. 

Coração e sistema imunológico

É fonte de ácido oleico (o mesmo encontrado no azeite de oliva), que promove a boa saúde cardiovascular, reduzindo o índice de triglicerídeos, associados a doenças cardíacas. O magnésio ajuda a baixar a pressão arterial, prevenindo ataques cardíacos. Com quantidade significativa de ferro, esta castanha ajuda na a eliminação de radicais livres. O mineral ainda combate a anemia, aumentando a imunidade. 

Como você pode perceber, os motivos para começar a consumi-la (se a castanha ainda não integra seu cardápio) são inúmeros. Além dos citados acima, este insumo auxilia o emagrecimento, melhora a qualidade da pele, previne contra cálculos biliares e controla a pressão arterial. 

Saboroso e versátil, o insumo pode estar presente em sobremesas, saladas e pratos com carnes. Mas para quem busca mais praticidade, as castanhas puras são um excelente lanche da tarde, combinando sabor, nutrientes e saciedade.

Fontes:

https://www.beneficiosnaturais.com.br/castanha-de-caju-beneficios-e-propriedades/ 

http://www.saudedica.com.br/7-beneficios-da-castanha-caju-para-saude/

http://www.mundoboaforma.com.br/13-beneficios-da-castanha-de-caju-para-que-serve-e-propriedades/ 

Comentar

Compartilhar