Alimentos que melhoram a memória
21 de março, 2013
Alimentação saudável

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Antes de atribuirmos as pequenas falhas de memória que sofremos todos os dias à passagem do tempo ou à correria diária, devemos refletir sobre as escolhas que estamos fazendo na alimentação.

Vários estudos vêm demonstrando a importância de uma dieta balanceada para o bom funcionamento do cérebro e, consequentemente, da memória, evitando o declínio das funções cognitivas e prevenindo doenças degenerativas progressivas, como o Alzheimer. Segundo pesquisas realizadas na Universidade Federal de São Paulo, a exclusão da carne da alimentação e o acréscimo de alimentos que contêm a vitamina B2 favorecem a recuperação de portadores da doença de Parkinson – que afeta o sistema nervoso central – e também estimula a atividade cerebral e a memória.

Alguns alimentos são grandes aliados no estímulo da memória, como ovo, peixe, maçã, frutas vermelhas, brócolis, cereais integrais e azeite de oliva.

O ovo é benéfico para a memória pois é a principal fonte de colina – micronutriente derivado de um aminoácido encontrado fartamente na gema –, que não só participa da formação de novos neurônios como ajuda a reparar as células cerebrais avariadas. Também constitui a matéria-prima da acetilcolina, um neurotransmissor fundamental para a memória e o aprendizado. Como se não bastasse, ainda é fonte de proteína de alto valor biológico que fornece diversas vitaminas do complexo B, facilitando a comunicação entre os neurônios.

Peixes de águas frias, como o salmão, a sardinha, a anchova, o atum, o arenque e a cavala, são fontes de ácidos graxos altamente benéficos do tipo ômega 3 e que possuem ação anti-inflamatória. Além disso, esses ácidos graxos protegem os neurônios dos radicais livres – notórios destruidores de células. Um dos ácidos graxos encontrados nos peixes é o DHD, cujo consumo uma vez por semana diminui em 47% o risco de desenvolvimento de Alzheimer através da preservação das membranas dos neurônios e da troca de informações entre si. Além desses ácidos, os peixes também fornecem vitamina D, o que contribui para a renovação dos neurônios.

A maçã é um dos alimentos mais ricos em fisetina – composto que favorece o amadurecimento das células nervosas –, estimulando os mecanismos cerebrais associados à memória. Outras frutas como morango, pêssego, kiwi e uva também são fontes do composto, assim como a cebola e o espinafre.

As frutas vermelhas – como a amora e o mirtilo – são capazes de reverter déficits de memória associados à idade avançada. A reversão é atribuída à presença de flavonóides, que exercem efeitos benéficos na aprendizagem e na memória, por protegerem os neurônios. As frutas que mais contêm flavonóides, em ordem, são: mirtilo, ameixa preta, amora, framboesa, morango, cereja, abacate e uvas vermelhas.

Vegetais de folhas verde-escuras – como brócolis e espinafre – são as principais fontes de ácido fólico, necessário na formação do sistema nervoso do feto. Também auxiliam reações químicas que regulam a conexão entre as células nervosas e contribuem para o desempenho cognitivo. Os vegetais que mais contêm ácido fólico são alcachofra, aspargo, beterraba e espinafre. As nozes também são fonte desse composto; já a cenoura é rica em betacaroteno e o tomate em licopeno, ambos compostos químicos capazes de deter os radicais livres.

Os grãos integrais – como a aveia, o arroz integral, o trigo integral e a cevada – são ricos em vitaminas do complexo B, colaborando para que a troca de informações entre os neurônios aconteça sem sobressaltos.

O azeite de oliva também deve ser incluído no cardápio por aqueles que desejam fortalecer a memória, pois é fonte de ácidos graxos monoinsaturados que integram a membrana das células nervosas, acelerando a transmissão de informações entre elas. O azeite extravirgem também conta com dois antioxidantes – os polifenóis e a vitamina E – que agem como neuroprotetores. Outros óleos vegetais, abacate e nozes também contam com esses antioxidantes, contribuindo para a memória.

Fonte

Veja também: Alimentos que ajudam a aumentar a imunidade do organismo.

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1 comentário para “Alimentos que melhoram a memória”

  1. Formas de preparar ovo - Blog La Violetera - Blog La Violetera
    27 de março, 2013

    [...] Veja também: Alimentos que melhoram a memória. [...]

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